Na edição anterior falamos um pouco sobre o movimento “Outubro Rosa” e a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama em mulheres e também em homens. Hoje gostaria de falar um pouco a respeito da alimentação saudável como forma de evitar a doença.
Embora a alimentação seja um fator muito importante, precisamos saber que a manutenção do peso corporal adequado e manter-se fisicamente ativo também são itens que contribuem positivamente para evitar alguns tipos de doenças, inclusive o câncer.
Em relação à alimentação, precisamos ter em mente que, quanto mais natural, melhor é para a nossa saúde. A indústria precisa utilizar muitos componentes químicos em suas fórmulas, para manter a cor, o sabor, a durabilidade, a maciez, entre outras questões, para “enganar” o nosso paladar.
Portanto, aquela frase, “Descasque mais, desembale menos”, é perfeita para essa situação. O consumo de frutas, legumes e hortaliças são muito importantes para manter o corpo plenamente saudável.
Hábitos saudáveis podem reduzir a incidência de câncer de mama em 13% segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Inclusive, os riscos de desenvolvimento de alguns cânceres são altamente influenciados por fatores genéticos.
No entanto, uma boa parte deles é minimizada ou evitada com hábitos de vida saudáveis, principalmente quando o assunto é a alimentação. Alguns alimentos podem ser facilmente introduzidos no nosso dia a dia e ajudam no combate ao câncer de mama. Vamos conhecer alguns deles:
Frutas Vermelhas – Os pigmentos avermelhados destas frutas se devem à presença das antocianinas, da classe dos flavonóides. Essas substâncias têm propriedades antioxidantes capazes de combater danos causados pelos radicais livres, que atacam o DNA das células e provocam erros que podem levar a alguns tipos de tumores.
Frutas e Legumes Amarelos e Laranjas – Os alimentos destas cores possuem alto teor de betacaroteno, substância precursora da vitamina A. Assim como as antocianinas, o betacaroteno trabalha na proteção do material genético das células, diminuindo o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
Vegetais Verdes Escuros – Estes vegetais têm alto teor de fibras, vitaminas e minerais, que são substâncias importantes para a manutenção do nosso corpo. Além disto, estes alimentos oferecem substâncias que agem especificamente na prevenção do câncer. Os glucosinolatos presentes nestes alimentos combatem também o estresse oxidativo e o suforano previne a formação de células cancerosas.
Estes são apenas alguns alimentos que podem ser incluídos. Ter uma alimentação adequada contribui para a prevenção do câncer. Cuide-se!