Secretaria de Saúde prepara uma série de ações nas próximas semanas voltadas ao câncer bucal e à segurança do trabalhador em Mogi Mirim. Na próxima quarta-feira, durante a feira noturna do produtor, no Espaço Cidadão, um trabalho de conscientização com foco voltado ao trabalhador estará disponível para a população. Já a prevenção contra o câncer bucal será tema de uma campanha realizada em Unidades Básicas de Saúde e na Praça Rui Barbosa, no Centro, entre os dias 9 e 15 de maio.
No próximo dia 9, a Secretaria de Saúde promove uma campanha de vacinação do idoso, das 8h às 12h, oportunidade que servirá para a avaliação da cavidade bucal de cada paciente. Embora este tipo de câncer exista em todas as faixas etárias, é na 3ª idade que a doença tem maiores chances de se manifestar. Dois dias depois, de 9 a 15 de maio, a campanha chega a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando em período integral, dentistas estarão disponíveis para avaliar os pacientes.
As principais causas do câncer bucal estão relacionadas a três tipos de fatores: físicos, devido à exposição elevada ao sol; químico, em virtude do cigarro e do álcool; e ainda o fator mecânico, relacionado a próteses dentárias mal adaptadas e sem a conservação ideal, segundo explicou o coordenador de odontologia, Marcelo Souto Dante.
Na ocasião, o idoso constatado com a prótese mal adaptada será encaminhado ao Centro de Especialidade Odontológica (Cel), da Prefeitura, que já presta atendimento regular aos pacientes.
Números
Em Mogi Mirim entre 1% a 2% dos pacientes são detectados com o câncer bucal.
No ano passado, dados da Secretaria de Saúde apontaram que nas unidades básicas de saúde foram prestados 34.812 consultas odontológicas e cerca de 80 mil procedimentos. Somente no Cel, entre consultas e procedimentos, foram realizados 17.105 atendimentos.
O câncer bucal pode ser identificado por meio de sintomas como uma ferida na boca. De acordo com Marcelo Dante, caso a áfita não cicatrize após 15 dias, é aconselhável que a pessoa procure um especialista o mais rápido póssível, a fim de evitar a piora em seu quadro clínico. “É um câncer que se enxerga”, explicou.
Segurança do trabalhador chega à feira noturna
A saúde do trabalhador de Mogi Mirim também será tema de mais uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde. O programa busca trabalhar com a prevenção de acidentes e danos advindos do trabalho, por meio de orientações.
Na quarta-feira, durante a feira noturna do produtor, realizada no Espaço Cidadão, uma barraca será decorada com bexigas pretas e cartazes de luto, de forma que chame a atenção dos munícipes.
Os funcionários deverão vestir camisas pretas e entregarão aos interessados folders com dados, explicações e estatísticas sobre acidentes de trabalho. A secretaria municipal informou que em Mogi Mirim, no ano de 2014, foram contabilizados 1.041 acidentes de trabalho, a maioria na área industrial e de construção civil, media de 110 acidentes por mês. Destes, cerca de 98% estão ligados a lesões em membros superiores. Além disso, foram registrados seis óbitos nos últimos cinco anos, com duas mortes só neste ano.