Os candidatos à presidência da república, senadores e deputados federais e estaduais vão disputar 67.432 votos em Mogi Mirim. Esse é o número de cidadãos, segundo o Cartório Eleitoral, aptos a votar nas eleições deste ano, que acontecerá em 5 de outubro. Com menos de três meses para o pleito, pelo menos 16 pessoas disputarão os votos dos eleitores mogimirianos.
Os nomes dos candidatos foram divulgados na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. No Estado de São Paulo, concorrem 1.314 para deputado federal e 1.888 buscam vagas na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).
Mogi Mirim terá quatro candidatos a deputados estaduais e um a nível federal, totalizando cinco representantes da cidade nas urnas neste ano. Já em Mogi Guaçu, o panorama é outro. São 11 nomes concorrendo. A maioria deles busca lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília: sete no total. Já para atuarem em São Paulo, são apenas quatro interessados.
Foram considerados apenas os nomes que estão disponíveis no site do TSE (www.tse.jus.br), podendo haver alterações.
Em 2012
Nas últimas eleições, em 2010, para deputado federal, três candidatos da região tiveram expressivas votações em Mogi Mirim, mas nenhum deles foi eleito. É o caso de Gustavo Stupp (PDT), que teve 9.002, sendo o mais votado na cidade; Anderson Mendonça (PV), com 2.705, ficando na 3ª posição e Walter Caveanha (PTB), com 669 votos, ficando na 9ª colocação em Mogi Mirim.
Para o pleito estadual, entre os mais votados no município, cinco nomes da microrregião estão entre os mais votados: Barros Munhoz (PSDB), de Itapira, com 15.665 votos, ficando na primeira colocação, seguidos por Ary Macedo (PP), com 4.357; Rogério Esperança (PDT), com 2.681 eleitores e Sandra de Barros (PV), de Mogi Guaçu, teve 2.221 votos. Em 9° lugar, Marco Antonio Campos (PMDB), com 417 votos. Apenas Munhoz conseguiu lugar na Alesp.