O time de quatro cães em atividade do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) está prestes a ganhar reforço. Dois filhotes da raça Cane Corso, filhos da Rajah, cachorra já experiente no patrulhamento policial, estão sendo treinados para seguir os passos da mãe.
A fêmea Naja e o macho Faruki nasceram no dia 12 de agosto deste ano, e foram selecionados em uma ninhada de sete cãezinhos. De acordo com o responsável pelo canil e adestrador Marcos Antônio Cerruti, o critério de seleção foi o interesse dos pequenos em brincadeiras que exigem foco e disciplina, como pegar brinquedos, por exemplo.
Por enquanto, os filhotes de três meses de idade estão em fase de socialização, tendo contato com outros cães e com os guardas municipais na corporação. A partir dos seis meses de vida, eles começarão a ser levados para as ruas da cidade para se familiarizarem com pessoas estranhas, mantendo o comportamento obediente ao condutor.
Segundo Cerruti, os filhotes treinam cerca de 40 minutos todos os dias, com intervalos para que eles não se cansem e continuem interessados nas atividades que, aos olhos deles parecem brincadeiras, mas que têm funções importantes no aprendizado do cão policial. Um dos exercícios é a “lapidação” da mordida, na qual o treinador oferece um pano ou uma “salsicha” em espuma e o cão precisa morder e segurar, simulando um ataque a um bandido.
A partir dos seis meses, quando é possível exigir mais do animal, o treinador já introduz as atividades de deitar, sentar e ficar, importantes para que o condutor tenha controle sobre o cachorro em vias públicas.