Na última coluna, falei sobre a faísca entre mogimiriamos e amparenses. Um problema resolvido, conforme revelou o jornal O Mogyano, em 13 de agosto de 1904. Na sequência de nossa série sobre um dos primeiros campeonatos de futebol realizados no Interior de São Paulo, a Liga do Centro, contamos hoje que ficou tudo bem entre os desentendidos.
“Felizmente estão removidas as dificuldades surgidas entre a Associação Athletica Amparense e o Mogy-mirim Sport Club. A Athletica continua a fazer parte da Liga. É provável que o match que devia realizar-se entre esses dois clubes no dia 7 do corrente, se realize no dia 29, no ground da Athletica Amparense”.
No mesmo dia, o periódico noticiava que, no domingo, 14 de agosto, Gymnasio Athletic Club, de Campinas, e Mogy-mirim Sport Club se enfrentariam. Curioso o recado aos torcedores. “Pede-se às excelentíssimas famílias que forem assistir ao match, comparecerem e tomarem lugar nas arquibancadas antes do meio-dia, hora em que começará o match, para evitar trânsito pelo campo depois de começado o jogo”.
O Sport (nunca se esqueçam, este é o atual o Sapão da Mogiana, chamado assim, à época, pelos jornais) treinou com uma formação já habitual. Entrou em campo com Oswaldo no gol. Na linha defensiva a dupla João e Sertório. Já na chamada linha média, Loyolla, Ignacio e Chico Venâncio, ele mesmo, que, posteriormente, foi deputado estadual, vereador e prefeito, além de presidente do Mogi Mirim EC.
Para fechar o “11”, o ataque com Zeca, J. Canto, Fernando, Octavio Alves e Maraccini. No primeiro tempo, Orestes abriu o placar para os campineiros. Porém, na etapa final, uma blitz mogimiriana. Logo no início, passe de João para J. Canto que cabeceou a bola e centrou-a para Fernando, que escapou da marcação e, a “três jardas”, chutou, empatando o jogo.
Na sequência, erro na saída de bola do Gymnasio e Octavio Alves foi certeiro, virando a partida e garantindo o 2 a 1 para o Sport Club. No dia seguinte, rolou o quinto jogo do campeonato, também no estádio do Mogi, com vitória da Associação Athletica Casabranquense por 1 a 0 sobre o Club Athletico Itapirense.
Na próxima semana, falo mais da Liga do Centro, acelerando um pouco mais a agenda. E contando também sobre um amistoso fora de casa do Mogi. Até lá.