A Forania de São José, de Mogi Mirim, pertencente à Diocese de Amparo, é composta por sete paróquias. Todas têm a Igreja Matriz dentro da região urbana e com comunidades neste perímetro, mas, também, são marcantes as capelas construídas na Zona Rural. Um exemplo é a de Nossa Senhora das Graças, localizada no Sítio da Chuva, nas proximidades do bairro Jardim Bela Vista, às margens da Rodovia SP-340.
No domingo, 27, a comunidade se reuniu para celebrar os 15 anos de fundação da capela. Uma grande festividade social e religiosa, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Fechio e do padre Paulo Henrique Dias, que conduz a Paróquia da Santa Cruz, à qual a comunidade é ligada.
A significativa quantidade de fiéis fez com que a missa das 17h fosse realizada ao ar livre, em frente a porta principal da capela. Ao final, balões azuis foram elevados ao ceú portando um terço, simbolizando o desejo da comunidade de que os pedidos cheguem ao coração de Deus, conduzidas pelo Espírito Santo.
História
A inauguração da capela de Nossa Senhora das Graças do Sítio da Chuva ocorreu no dia 27 de novembro de 2007, em celebração que contou com mais de 300 pessoas. A edificação segue o costume das capelas, de porte pequeno e aconchegante, mas possui uma especificidade que estará sempre conectada com a história da cidade.
É que um dos mogimirianos mais importantes de nosso tempo, Tóride Sebastião Celegatti, foi o responsável pela pintura interna. Aliás, inicialmente, o forro seria de madeira, mas, com o convite a Tóride, que faleceu no dia 11 de julho de 2020, para pintar o interior da capela, o projeto foi alterado para laje.
Uma obra realizada com esmero, após o artista plástico montar um andaime planejado para que a sua mão ficasse inclinada a 15 graus no momento de traçar as imagens fixadas no teto. Na parte central se vê as imagens de Nossa Senhora e do Espírito Santo. Há também as figuras dos apóstolos e nos quatro vãos do vitrô as imagens de São Francisco, São José, São Expedito e São Benedito.
Habitualmente, é realizada missa todo dia 27, em alusão ao dia em que a capela foi fundada. Sempre a partir das 20h, a missa é aberta ao público, porém, há a necessidade de confirmação prévia de presença através do telefone (19) 3802-1120.