quinta-feira, setembro 19, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Carnaval começa na próxima 6ª, com blocos de escolas e trio nas...

Carnaval começa na próxima 6ª, com blocos de escolas e trio nas ruas

A maior festa popular do país será aberta com clima folia em Mogi Mirim. Como parte da programação oficial organizada pela Prefeitura, alunos da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves (Etec) organizam, na manhã da próxima sexta-feira, o chamado “Carnatec”. No total, 18 blocos com alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio irão desfilar por ruas de Mogi Mirim atrás de um trio elétrico, de médio porte, alugado pela Etec, e com trilha oficial dedicada às tradicionais marchinhas de Carnaval. O trajeto, com saída prevista para 9h30, da sede da instituição, em direção à Praça Rui Barbosa, prevê o encontro com alunos das escolas estaduais Rodrigues Alves, Coronel Venâncio e da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA).

Somente da Etec, serão 820 alunos, com expectativa total de público beirando 1,4 mil pessoas. A festa deverá ter duas horas de duração. A ideia partiu da própria Etec, que, ao longo dos últimos anos, organiza a festa de Carnaval em sua sede. O tradicional “Carnaval da Laje”, quando os alunos desfilavam na parte interna da escola para apresentação de fantasias feitas à base de material reciclável tomou forma, ganhou corpo e migrou para a quadra da escola.

Com maciça adesão e espaço reduzido, a instituição, em conjunto com os alunos, resolveu organizar para este ano o desfile de blocos pelas ruas, ideia aceita pela Prefeitura e colocada em prática daqui a uma semana.

Antes, na quadra da instituição, blocos da Etec desfilarão pela via pública, com direito a fantasias. (Foto: Divulgação)

Itinerário
Na próxima sexta-feira, os cerca de 820 estudantes da Etec, divididos em 18 blocos, saem atrás do trio, da sede da escola, localizada na Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237, no bairro do Mirante, em direção à Rua José Bonifácio, separados por cordas e com escolta da Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito, visando organizar o fluxo de veículos.

Lá, encontram estudantes da Escola Estadual Oscar Rodrigues Alves, antes de chegar até a Rui Barbosa. Paralelo a isso, alunos da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) saem de sua sede, na Avenida Brasília, ao lado da sede do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), descem a Padre Roque e se juntam a estudantes do Coronel Venâncio, seguindo até a praça central.

No cartão postal, prometem uma grande festa, assim como vista na cidade há algumas décadas. Aliás, relembrar os saudosos carnavais de rua é o principal objetivo da iniciativa. “A ideia é resgatar a tradição do Carnaval, o Carnaval de rua, com blocos. Os alunos estão superempolgados”, frisou a coordenadora da Etec, Amanda Blessa Urbini, também integrante da comissão organizadora dos festejos de 250 anos de Mogi Mirim.

Da Rui Barbosa, o Carnaval desce a Rua José Bonifácio, e retorna para a Etec.

Os blocos
Nos últimos dias, alunos produzem fantasias, adereços e até minicarros alegóricos para apresentação momesca. Serão 17 blocos com temas alusivos a ações mundiais propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), parte da agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, e composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. O 18º bloco fará uma homenagem especial aos 250 anos da cidade, celebrados no próximo dia 22 de outubro.

Praça Rui Barbosa deve receber inúmeros foliões na próxima sexta-feira. (Foto: Arquivo)

As ações são baseadas na erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Competição
Amanda revelou que os melhores blocos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por comerciantes do Centro, para eleição dos destaques do Carnatec. Os integrantes serão definidos até o dia do evento.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments