A tarde de terça-feira foi de festa no Pró-Idoso de Mogi Mirim, onde muitos idosos se reuniram para dançar ao som de marchinhas, curtir a folia, lanchar e ainda participar de um concurso de fantasias. No comando do som, estava o cantor Cristian Lazarin e a banda do projeto do instituto Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), de Mogi Mirim, e com o samba no pé e a animação em alta, os cerca de cem participantes, incluindo idosos de entidades assistenciais, como a Vila Vicentina e o Lar São Francisco e ainda o Instituto Coronel João Leite, que é onde fica localizado o Pró-Idoso. Esse foi apenas um dos eventos que geralmente acontecem no Pró-Idoso, que oferece diversas atividades para a faixa etária. Cerca de 300 idosos participam de atividades realizadas no local e a festa de Carnaval é apenas um entre tantos eventos.
“Estamos muito felizes, essa realização dá autoestima para nós. Está uma festa maravilhosa”, destacou a participante Pedrina Ribeiro Bertoli, de 71 anos, que foi fantasiada de sereia para a festa.
“É um banho de alegria e emoção para nós. Mostra que tendo saúde podemos fazer de tudo, só que dentro de um limite”, disse a irmã de Pedrina, Lourdes Teixeira, que participou do carnaval fantasiada de Cancan de Paris.
Durante toda a festa os participantes dançaram e também aproveitaram para interagir. Mas o maior sucesso do evento foi a competição de fantasias, pois a maioria dos participantes se preparou para o evento. Havia uma infinidade de fantasias, como dançarinas de frevo, romana, dança do ventre, etc. O participante se inscrevia durante a festa para o concurso e ao ser anunciado deveria se dirigir até o centro do salão para se apresentar ao júri e aos demais. Fizeram parte da avaliação dos jurados os seguintes critérios: originalidade, animação e fantasia.
Seis participantes foram escolhidas como as donas das melhores fantasias. Duas pessoas ficaram em primeiro lugar: Luzia Fortini, que estava fantasiada de rainha da Coca Cola e Lourdes Teixeira, de Cancan de Paris. Já em segundo lugar ficaram Pedrina Bertoli, que foi vestida de sereia, e mais três participantes que se inscreveram como o trio das festeiras, com fantasias que remetiam ao frevo. Já para as terceiras colocações foram escolhidas Teresa Gaio, que foi de A Poderosa, e Aparecida de Lourdes, que em 2014 foi escolhida como princesa da terceira idade em Mogi Mirim.
“Eu acho que esse trabalho é muito importante porque tira o idoso de casa e mostra um outro mundo para ele. Dá oportunidade de envelhecer com saúde”, explicou a coordenadora do Pró-Idoso, Daniela Dalben.