A programação de Carnaval em Mogi Mirim poderá ter novidades em relação à festa realizada em 2013. A intenção da Secretaria de Cultura e Turismo é realizar um Carnaval de rua e promover o desfile de uma escola de samba no distrito de Martim Francisco, além de concurso de blocos no Espaço Cidadão, localizado à Avenida Adib Chaib, mesmo local da festa no ano passado, no Centro. Este ano a folia acontece de 28 de fevereiro a 4 de março, sexta a terça-feira.
Embora os dias ainda não estejam confirmados, o concurso de blocos no Espaço Cidadão pode acontecer no sábado de Carnaval, no dia 1º de março. Já em Martim Francisco a passagem de uma escola de samba seria na segunda-feira, 3 de março, enquanto o Carnaval de rua aconteceria no último dia de festa, na terça-feira, dia 4.
“Devemos fazer em Martim Francisco o Carnaval de rua e um desfile de uma escola de samba. O dia do Carnaval sempre foi na rua e queremos manter essa tradição”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, André Mazon.
O secretário descartou a presença de uma escola de samba de fora de Mogi, dizendo que a Acadêmicos da Zona Leste, uma das mais tradicionais da cidade, é a favorita para passar pela avenida e levar alegria aos foliões. Uma reunião na sub-prefeitura de Martim Francisco acertaria mais detalhes da programação do distrito, segundo Mazon, podendo sofrer mudanças de dias e horários.
O sucesso na programação do Espaço Cidadão no ano passado é um dos motivos para manter a programação no local. Ali, bandas da cidade e de municípios vizinhos deverão ser as responsáveis por animar a festa e todo um esquema de segurança, assim como estrutura de bares e barracas deverá ser montada na área. “Tudo ficará concentrado ali no Espaço Cidadão”, resumiu André.
Resgate
Segundo ele, a intenção é despertar o interesse de foliões de outras cidades da região a virem para Mogi Mirim, resgatando tradições do passado. “Existe essa possibilidade, queremos fortalecer o nome de Mogi em relação à festas, que hoje, se perdeu”, frisou o secretário.
Bairros da zona rural também deverão ter espaço na agenda do Carnaval, já que segundo André, a força da festa na área é uma das tradições na programação em Mogi.