Palco do Domingo do Samba, realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, o Teatro de Arena, área de eventos dentro do Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés será palco da programação de Carnaval, na primeira semana de março. A festa começa no sábado, dia 2, com a bateria da Asas Show e seus ritmistas desfilando pelas principais vias da região central, a partir das 10h. No domingo, segunda e terça-feira, a folia chega ao Teatro de Arena, sempre aos finais de tarde, com shows de samba, pagode, bateria e da Banda Maria Elétrica, principal atração do evento, nascida em Salvador e presentes em blocos de Carnaval de São Paulo.
A programação foi antecipada ao O POPULAR na tarde desta quinta-feira, pelo secretário de Cultura a Turismo Marcos Antônio Dia dos Santos, o Marquinhos. O investimento para os quatro dias gira entre R$ 50 mil a R$ 55 mil, dotação orçamentária da própria secretaria municipal.
O desfile da bateria Asas Show, que passará pela Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, Rua Padre Roque e XV de Novembro, antes de chegar à Praça Rui Barbosa, para uma apresentação nas proximidades do chafariz, poderá contar com blocos de carnaval de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves. Negociações entre a secretaria de Cultura e Turismo e a direção da escola, que também fará Carnaval em sua sede, estão em andamento.
No domingo, a programação tem início às 17h30, com o grupo Se Rolar, Rollou. Horas depois, às 19h30, será a vez da banda Maria Elétrica subir ao palco. Tendo o axé e a micareta sertaneja como uma de suas especialidades, promete trazer o clima do Carnaval da Bahia para Mogi, com direito ainda a muito arrocha, marchinhas, pop e infantil. A banda, criada em 2003, no município de Ibotirama, na Bahia, tem como líder a vocalista Vanessa Ajalla. A apresentação segue até a meia-noite.
Segunda e terça
No terceiro dia de festa, na segunda-feira, a folia retorna às 19h30, com o Grupo Deixa Falar, levando ao público as principais marchinhas de Carnaval. Já às 22h será a vez do show da Banda Carisma, com muito samba e pagode. Uma hora depois, a bateria Asas Show finaliza a agenda do dia.
Na terça-feira, a bateria Verde e Rosa, de Mogi Guaçu, coloca todo mundo para sambar a partir das 18h. A Banda Maria Elétrica volta pela segunda vez ao palco às 19h30, encerrando a folia. Este ano o Espaço Cidadão, palco da festa em 2018, não será utilizado. Outra atração do ano passado, o trio-elétrico, também ficou de fora.
Entidades e Segurança
As entidades assistenciais poderão montar barracas para comercialização de comidas e bebidas ao longo do evento. À reportagem, Marquinhos Dias destacou que o quesito segurança pública terá atenção especial ao longo da programação. Será solicitado o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), além da presença de seguranças particulares. “Teremos uma segurança forte e ostensiva para garantir a segurança e tranquilidade de todo o público”, garantiu.
Em relação às críticas de uma ala da população sobre uma festa de Carnaval em tempos de crise, salientou que a programação é um pedido do povo. “A população é massacrada, judiada em boa parte do ano, cobra do Poder Público saúde, segurança, educação, mas também entretenimento”, se defendeu.