Copa do Mundo, Natal e Ano Novo. Para alguns, férias ou folgas longas com o recesso dos últimos dias de dezembro. Porém, passado o período de curtição e relaxamento, lá vem pancada. Além da fatura do cartão, que, para muitos, chegam acima da média, ainda tem a missão de pagar impostos.
Um dos tributos comuns desta época é o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Em Mogi Mirim, existem duas formas de ficar em dia em relação a esta cobrança. A que os contribuintes estão mais acostumados é pagar através do carnê entregue pela Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal nas residências.
Quem optar por quitar o débito neste formato vai ter que esperar até fevereiro. É que esta é a previsão da administração municipal para que se inicie a entrega dos boletos. A distribuição vai ocorrer na residência cadastrada junto à pasta, que alerta sobre a importância de manter os dados atualizados.
E quem não quer esperar a chegada dos carnês? Aí é preciso, de alguma forma, ter contato com os meios digitais. Desde o dia 10 de janeiro, a Prefeitura disponibilizou em seu site oficial um meio para que os munícipes acessem o documento para quitação ou parcelamento não só do IPTU, como de outros tributos e/ou taxas.
Para geração dos boletos para pagamento e taxas imobiliárias de 2023, taxas mobiliárias de 2023 e ISSQN Fixo de 2023, o acesso pela forma digital acontecerá pelo link http://mogimirim.cebi.com.br:6060/login.html#/imobiliario. Também é possível fazer a leitura de um QR Code disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e que disponibilizamos ao leitor de O POPULAR nesta página ou solicitar através do WhatsApp (19) 99540-5829 ou do telefone (19) 3814-1026.
Ao entrar na área de login, o contribuinte precisará ter em mãos o número da inscrição cadastral, que pode ser encontrada no carnê do exercício anterior. Em caso de dúvida, a sugestão é ligar para (19) 3814-1007. Os contribuintes que não tiveram como imprimir podem ir à Central de Atendimento, que funciona junto ao Poupatempo, ou ao Paço Municipal, locais onde os boletos serão impressos. Nesta alternativa, é necessário apresentar um carnê ou boleto de ano anterior para o atendente.
Desconto
Para este exercício, a Secretaria de Finanças definiu que, quem realizar o pagamento à vista do IPTU 2023 terá 10% de desconto. O vencimento neste formato ocorrerá no dia 24 de fevereiro. No mesmo dia vence a primeira parcela do pagamento fracionado, que pode ocorrer em até 11 parcelas.
Terão direito ao desconto de 10% somente os contribuintes que estiverem em dia com seus pagamentos até 30 de dezembro de 2022. Além das casas lotéricas, todas as agências bancárias da cidade recebem os tributos municipais de seus clientes pelos canais de autoatendimento, através de seus aplicativos e da internet banking.