Mogi Mirim receberá novamente os serviços da Carreta da Mamografia, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, como parte do programa ‘Mulheres de Peito’, que oferece atendimento e exames gratuitos às mulheres. O equipamento ficará no pátio da Estação Educação, próximo ao palco da concha acústica, na Rua Conde de Parnaíba, na região central da cidade.
A carreta chegará neste sábado, 11, mas o atendimento ao público será iniciado na terça-feira, 14, quando tem início os exames realizados gratuitamente. O serviço será prestado até o dia 25 deste mês.
Serão atendidas mulheres de 35 a 49 anos, que devem apresentar o pedido médico do SUS (Sistema Único de Saúde), cartão SUS e identidade. As mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas a identidade e o cartão SUS. Já aquelas que têm acima de 70 anos também precisam apresentar o pedido médico do SUS, além do cartão SUS e da identidade.
O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de 50 senhas para atendimento no mesmo dia. Já aos sábados, o horário será das 8h às 12h, com a entrega de 25 senhas.
A Carreta da Mamografia chega a Mogi Mirim após pedido feito, em março de 2021, pelo prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT) ao governador Rodrigo Garcia (PSDB), que na época era vice-governador. A solicitação aconteceu em um encontro agendado pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB).
Iniciado em 2014, o Programa Mulheres de Peito já esteve em mais de 300 locais com a Carreta da Mamografia. O veículo possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame de mama, simplificando o acesso, por meio da dispensa do pedido médico e oferecendo facilidade no agendamento e diagnóstico do exame.