sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeCarros elétricos e a corrida contra o aquecimento global

Carros elétricos e a corrida contra o aquecimento global

Ao apresentar toda a sua linha eletrificada na última semana, os dirigentes da Caoa Chery destacaram alguns dos aspectos positivos da mobilidade elétrica: eficiência, alto desempenho, melhor aproveitamento de energia e uso de energia de fontes renováveis. No caso do Brasil, a energia é produzida, em sua maior parte, por usinas hidroelétricas. Além disso, a eletricidade traz como benefício a redução de emissões de gases que causam o efeito estufa.

Isso é importante, ou melhor, é fundamental para que o mundo reduza as emissões. Caso contrário, chegaremos a uma catástrofe, com o aquecimento global. 147 países assumiram o compromisso de reduzir gases relacionados ao efeito estufa. O Brasil, inclusive, traçou como objetivo a redução de 43% até 2030. O uso da eletricidade no transporte e também o uso do álcool, o etanol, nos motores a combustão, são fundamentais para que o país atinja essa meta.

Lançamentos
Três híbridos, um híbrido plug-in e um elétrico puro. Tudo numa tacada só. Foi assim a “festa da eletromobilidade” que a Caoa Chery promoveu na quarta-feira, 15, em São Paulo, para apresentar uma linha completa de carros eletrificados.

O topo de linha da marca, o SUV de sete lugares Tiggo 8, passou a ser um híbrido plug-in, isto é: além do motor a combustão, tem um motor elétrico alimentado por uma bateria que pode ser carregada na tomada, funcionando como um elétrico puro em circuitos curtos.

O Tiggo 5X, o Tiggo 7 Pro e o Arrizo 6 Pro ganharam uma versão híbrida, com bateria alimentada pela regeneração da energia provocada pelas freadas e desacelerações, mantendo, porém, as versões unicamente a combustão.

A grande novidade foi o lançamento do iCar, um mini carro elétrico puro importado da China, adaptado ao mercado brasileiro, que chega com um preço agressivo, R$ 139,990,00, e que já está à venda nas concessionárias. Os demais chegam em julho (Tiggo 5X e Tiggo 7) e agosto (Tiggo 8).

iCar
O iCar 100% elétrico tem uma bateria de quatro módulos e 27 células, instalada no assoalho, com sete níveis de regeneração de energia. O motor desenvolve 61 cavalos de potência e oferece autonomia de 282 quilômetros. O carro tem três tipos de carregamento, sendo que o mais rápido pode completar a carga em apenas 36 minutos.

E o custo de rodagem é 80% mais barato do que o seu correspondente a combustão. É feito de alumínio, o que reduziu o peso total em 180 kg, tem apenas 3,2 metros de comprimento e, embora seja pequeno, o sistema de rebatimento dos bancos traseiros, bipatidos, abre um espaço no porta-malas de 380 litros.

Com os bancos montados, o espaço é limitado a 100 litros. Internamente, tela de 10,25 polegadas, carregador de celular por indução e bancos dianteiros elétricos. Conta com freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampas.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments