O período de cadastramento da população para adquirir o Cartão Cidadão teve início na última semana. Uma equipe de seis profissionais atende o público no Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, localizado à Avenida Santo Antônio, 430, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Cartão Cidadão, que irá criar uma base única de dados dos cidadãos mogimirianos, é um documento que possui os dados pessoais e fotografia. Além da foto do cidadão, as digitais também são coletadas, o que irá trazer mais segurança na hora de utilizar os serviços públicos.
O munícipe que tiver o Cartão Cidadão, por exemplo, deverá usá-lo para ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Santa Casa de Misericórdia. Será integrado também o programa Tarifa Social, que disponibiliza ônibus a R$ 1 real todos os dias da semana, caso o cidadão tenha direito ao benefício.
Até dezembro, toda a população deverá ter retirado o cartão, que é de graça e fica pronto na hora. Até agora, aproximadamente 2,5 mil pessoas fizeram o cadastro e já possuem o documento, que é necessário para a retirada do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Documento
O objetivo é estabelecer a integração entre os diversos setores da Administração Municipal, como por exemplo, a Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, Esporte, Cultura, dentre outros. A expectativa é que, gradativamente, as bases de dados entre as secretarias se integrem, à medida que os processos forem sistematizados.
Para o cadastro, basta comparecer ao Centro Cultural, das 8h às 16h, munido de RG, CPF e um comprovante de residência atualizado. Cerca de 200 pessoas vêm sendo atendidas por dia.
O caminho para o Cartão Cidadão
Onde fazer o cadastro: Centro Cultural
Quando: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h
Documentos necessários: RG, CPF e Comprovante de residência