sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Cartão postal? Praça Rui Barbosa, a praça que um dia já foi...

Cartão postal? Praça Rui Barbosa, a praça que um dia já foi uma praça

O desleixo do Poder Público com a Praça Rui Barbosa, um dos cartões postais de Mogi Mirim, no Centro, já evidente nos últimos anos, somado a doses de vandalismo, mudaram o retrato do local. O que antes era visto como um dos espaços públicos mais bonitos da cidade, responsável por atrair centenas de mogimirianos e visitantes todos os dias, se transformou hoje em reduto de poucos munícipes e passagem apenas para quem circula ou trabalha na região central. Visitar o espaço ou caminhar com a família se tornou tarefa ingrata. A situação piora ainda durante a noite. Sem uma segurança adequada e iluminação falha, são poucos os que se aventuram a passar por ali.

O descaso ficou ainda mais evidente nas últimas semanas. Bancos próximos ao relógio, bem no coração da Rui Barbosa, estão completamente destruídos. Se antes já estavam em condições ruins, agora apresentam uma situação lastimável. Não se sabe a razão exata para tal condição, mas tudo indica que os assentos sofreram atos de vandalismo.

img_6935-copia
Mato alto toma conta da praça, às vesperas do Natal; não haverá nenhum enfeite (Foto: Fernando Surur)

Em um banco, toda a estrutura está comprometida, com a madeira caída no chão e a base, de concreto, arrebentada. A cena chama muita atenção pela destruição. Parece claro o banco ter sofrido ato de vandalismo. Mas sem uma fiscalização adequada na praça, a missão de identificar as causas torna-se mais complicada. Câmeras de segurança que poderiam servir como instrumentos de auxílio estão sem funcionar.

O coreto se transformou em “casa” de moradores de rua. Também não é difícil notar usuários utilizando drogas na praça em plena luz do dia ou à noite. O antigo chafariz está abandonado e pichado.

Enfeite
Até ontem, não havia nenhum enfeite natalino na praça. Com a negativa da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) de decorar o espaço e sem a responsabilidade assumida pelo Executivo, pela primeira vez nos últimos anos nada que remeta ao Natal deverá ser visto na Rui Barbosa.

Questionada por O POPULAR se haverá algum trabalho de manutenção ou se a praça será decorada, a Prefeitura informou que nenhuma ação deste tipo está prevista.

praca-rui-barbosa-1
Bancos, que já estavam em situação ruim, ficaram ainda pior nas últimas semanas; situação deplorável. (Foto: Fernando Surur)

Atenção precisa ser maior, pedem frequentadores
O descontentamento da população, principalmente os quem tem a Rui Barbosa como a extensão de sua casa, é notório. Frequentador da praça há 70 anos, o aposentado Osmar Januário Nunes, o Osmarzinho, lamenta o atual momento.

“Nunca vi nessa situação, está um relaxo completo. E quem chega de fora e olha isso aqui?”, questionou, em alusão aos visitantes que passam pela praça.

Na visão de Osmar, era necessária agilidade na agenda de manutenção da praça, desde a limpeza até o corte da grama. “A solução é mudar essa programação”, sugeriu.

img_6933-copia
Antiga fonte, antigamente, marca registrada na Rui Barbosa, está abandonada. (Foto: Fernando Surur)

A opinião é compartilhada pelo gerente de pizzaria Tarcísio David Telles, que frequenta a Rui Barbosa há 11 anos. “É triste ver a praça, que é o cartão postal da cidade, tão abandonada”, lamentou.

Ele cobra mais rigor na fiscalização. “A noite não tem segurança nenhuma, é complicado”, alertou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments