A história de Yasmin Angélica Tagliaferro, de 19 anos e José Alves de Oliveira Neto, de 23, começou no bar do pai dela, há alguns anos. “Ele estava com um grupo de amigos lá”, detalhou a jovem. Até então, ninguém imaginava que anos depois os dois se casariam e que dessa união, surgiria uma grande alegria que responde pelo nome de Manuela.
Os dois namoravam outras pessoas e no início, a relação foi de amizade. “Depois de um tempo ele largou da namorada dele e eu do meu. Daí começamos a ficar, sem compromisso. Ficamos uns cinco meses assim, depois eu conheci a família dele e ele, a minha”, contou Yasmin.
Já são quatro anos e meio juntos, mas claro que, como todo casal, com algumas brigas, mas nada que atrapalhasse a continuidade do romance. A filha do casal, de um ano, verá através das fotos, a união civil que será realizada no dia 30 deste mês, às 9h, quando será realizado o casamento comunitário.
O desejo de casar é um sonho antigo de Yasmin, que foi a primeira a procurar pelo Fundo Social de Solidariedade para se inscrever. “Fiquei sabendo pela tia dele (José Alves), que comentou com a minha sogra, e ouvimos pelo rádio também e fomos lá”, disse.
São 45 casais que já estão preparados para dizer o sim, em menos de um mês, em evento que será realizado no salão do Centro Cultural Lauro Monteiro de Carvalho e Silva. Nesta semana os últimos casais inscritos, que passaram por entrevistas com assistentes sociais, compareceram ao Cartório de Registro Civil e todos já estão casados.
Na data do casamento, cada casal poderá levar até seis convidados cada. “Vamos fazer uma reunião com todos e explicar como vai ser a cerimônia, o número de convidados que eles poderão levar e outros detalhes”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fátima Rita Antunes Stupp.
Será uma festa simples, mas segundo ela, algo bem bonito. “O casamento ainda é uma garantia familiar. Eles querem oficializar a união, pois todos já moram juntos”, justificou. Esta será a retomada dos casamentos comunitários na cidade. O último foi realizado em 2011.