sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueCasos da dengue neste primeiro trimestre chegam a 11

Casos da dengue neste primeiro trimestre chegam a 11

De janeiro até esta sexta-feira, 24, Mogi Mirim registrou 11 casos de dengue e houve 378 notificações de casos suspeitos. Das pessoas que contraíram a doença, cinco são mulheres e seis homens, todos entre 11 e 59 anos de idade. A Zona Norte da cidade é a região que teve maior notificação de casos suspeitos, com 112 e dois casos positivos.

A Zona Leste aparece em segundo lugar com 77 notificações. Um dado surpreendente é que dos 11 casos, quatro foram de pessoas que vivem na região central da cidade. A boa notícia fica por conta da ausência de óbitos.

Apesar do panorama relativamente tranquilo neste primeiro trimestre, a VE (Vigilância Epidemiológica) está realizando uma campanha agressiva contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Essa ação faz parte de um esforço de âmbito estadual de combate à dengue.

Para isso, mais de 100 pessoas, principalmente ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias) estão percorrendo dezenas de quarteirões de Mogi Mirim onde foram detectadas larvas do mosquito. Centenas de residências estão sendo visitadas.

Outro objetivo dos agentes é conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros, acabando com locais com água parada e acúmulo de objetos que retém água da chuva, como vasos de planta, caixas d’água sem tampa, garrafas vazias, calhas entupidas, piscinas sujas, dentre outros.

Além disso, sem a cooperação da população, a dengue vai se espalhar pela cidade.

Na quarta-feira, os agentes  estiveram na Feira Noturna do Espaço Cidadão, distribuindo folders educativos à população, onde também é ressaltado o combate ao mosquito. Alunos da rede municipal de ensino também estão recebendo orientações sobre o combate à dengue.

Por último, é recomendado que pessoas com sintomas como febre alta, dores de cabeça, dor atrás do olho, cansaço extremo, manchas vermelhas pelo corpo e dores nas articulações, devem procurar, imediatamente, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa ou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments