quarta-feira, setembro 18, 2024
INICIAL☆ DestaqueCatólicos contam com espaço, dentro da cidade, para descansar e fazer orações

Católicos contam com espaço, dentro da cidade, para descansar e fazer orações

Na correria do dia a dia, encontrar um tempo para descansar, orar ou meditar é algo praticamente impossível. Quando se quer encontrar paz, é instantâneo a imagem de um lugar distante da cidade, cheio de árvores, paisagens verdes e um silêncio completo. No entanto, o que poucos mogimirianos sabem é que há um espaço tranquilo para orar em Mogi Mirim e que fica bem próximo do centro da cidade.
É o Monte Alverne, uma casa de retiro localizada à Rua Conde Álvares Penteado, 435, no bairro do Mirante, ao lado do Seminário. O local recebeu este nome pois foi no Monte Alverne, situado na província de Arezzo, na Itália, que São Francisco de Assis recebeu os estigmas, segundo a tradição católica. A história conta que o monte e toda a área em torno dele foram oferecidos para que São Francisco criasse um local de retiro e de oração.

Prédio do retiro conta com 30 dormitórios, auditório, capela, sala de reuniões e um refeitório (Foto: Everton Zaniboni)

Em Mogi Mirim, o espaço conta com um grande gramado, que impressiona logo quando se adentra. Logo de cara, é possível avistar o prédio que tem capacidade mínima de hospedar 60 pessoas em 30 dormitórios, e que possui: um auditório, uma capela, uma sala de reunião e um refeitório. Alguns dos quartos possuem vista para um bosque, repleto de grandes árvores. Os dormitórios contam com beliches, uma mesa e guarda-roupas. São espaços simples, mas muito limpos e organizados, perfeitos para quem quer se conectar com Deus.
“Aqui era um noviciado de frades, nos anos 50. Com o tempo, o prédio foi se deteriorando e chegou a ficar abandonado. Em 2000, quando eu estava aqui na cidade, tomei a iniciativa e fizemos um lugar de oração, uma casa de espiritualidade”, conta o frei Afonso Siscari, diretor responsável pelo Monte Alverne. De lá para cá, muitas pessoas se hospedaram no local, sempre em grupos de orações.

Os finais de semana são os dias de maior movimento e os dormitórios costumam ficar cheios, em sua maioria, com pessoas de fora da cidade. Sempre há a visita de moradores de São Paulo, Campinas e de Amparo, até por conta das poucas opções de casas de retiro que a região oferece.
De acordo com frei Afonso, o local deverá ser ampliado em breve. “A cozinha e o refeitório que temos hoje irão para um outro espaço que está inutilizado e faremos um auditório neste local. Assim, conseguiremos fazer mais quartos onde temos o auditório atualmente”, comenta. A implantação de banheiros em cada quarto também é um sonho, para oferecer mais conforto aos hóspedes.

Projetos
Com o objetivo de atrair mais a população e fazer com que o espaço fique movimentado até mesmo durante os dias da semana, a direção do Monte Alverne planeja realizar um projeto com escolas, de modo a oferecer atividades lúdicas, acampamentos, dentre outras atrações. As dependências da casa também poderão ser utilizadas para encontros de empresas e realização de palestras e cursos.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments