Quando se fala em São João Del Rei, a primeira coisa que se pensa é sobre o ciclo do ouro e as igrejas históricas. Sim, talvez este seja o atrativo mais conhecido, como vimos nas colunas anteriores. Mas São João Del Rei tem muitas atrações naturais, que atraem aventureiros com uma pegada mais forte e até mesmos os aventureiros de final de semana.
Uma destas atrações naturais é a Caverna Casa de Pedra, que fica entre as cidades de São João e Tiradentes. A caverna está localizada em área particular, assim o acesso só é permitido com o guia local.
É uma caverna de tamanho médio para grande, com vários salões e um labirinto para se locomover dentro dela. Além, claro, da mais absoluta escuridão. Ela foi formada há milhares de anos, possivelmente pela ação do Rio das Mortes, que é próximo, e seu interior guarda muitos vestígios da passagem de água por seus corredores. Como a composição da caverna é de rocha arenosa, as marcas são bem evidentes.
No interior da caverna você tem contato com uma quantidade muito grande de espeleotemas, principalmente por estalactites e estalagmites. Para quem não sabe, estas formações são aquelas pontas que vemos vindo do teto de grutas e cavernas, fazendo uma nova ponta no chão através de gotejamento de água e partículas, é mais ou menos isto.
A caverna Casa de Pedra é bem segura, crianças e idosos podem, sem dificuldades, adentrar pelos salões e passagens, nos locais mais críticos existe um sobre piso de madeira e corrimão. Não é nada que exige grande esforço. Mas é escuro, muito escuro. Sem lanternas, nada se vê. E pelo que vimos, sem o guia você até entra… sair é outra história!
Embora você não tenha acesso sem o guia, percebemos que ele foi fundamental para proveito do passeio, pois, além das explicações geológicas, ele ilustra a visita com muitas estórias e causos que ocorreram na caverna. Muito bom, ficamos imaginando as ações acontecendo.
Além das formações, que impressionam pela beleza, lá dentro é moradia de várias espécies, que com um pouco de sorte você consegue admirá-las.
A temperatura no interior da caverna é em média 18 graus, então para ir é importante ter um calçado antiderrapante, calça comprida leve, blusa leve. Para um maior aproveitamento leve uma lanterna em LED de boa luminosidade. A beleza lá está nos detalhes que a luz irá evidenciar.
Estando pela região não deixe de conhecer, é um passeio muito diferente e divertido. Se for com crianças, pode ter certeza, elas irão adorar!