terça-feira, abril 8, 2025
INICIALColunistasCaverna do Boquete e do Índio – Januária/MG

Caverna do Boquete e do Índio – Januária/MG

Faltando três cavernas para terminar nosso roteiro, hoje vamos falar de duas. Boquete e Índio. São relativamente próximas. Mas, para variar, com trilhas bem puxadas. Água na mochila, alongamento e vamos em frente.
A primeira a ser visitada foi a do Boquete. Com seus desenhos rupestres, um pouco diferente das demais cavernas, mas mantendo as cores padrão. Mas, o que chama a atenção nesta caverna é um cemitério de múmias que foi encontrado. Estima-se que, de duas a três múmias foram removidas deste local e levadas para um museu em Belo Horizonte.
Em outra parte desta mesma caverna pesquisadores escavaram um poço e, neste local, vários objetos foram encontrados. Desde artefatos de caça, passando por utensílios do dia a dia, panelas de barro e o mais intrigante: um homem de mais ou menos 35 anos enterrado sentado com seu equipamento de caça. A idade estimada deste indivíduo é aproximadamente 1.200 anos. Após estas escavações ficou proibido qualquer outra remoção de terra a fim de preservar a história e as características do local. Além de todo este espectro de história, esta caverna reserva belas formas geológicas que devem ser admiradas. Destacamos a excelente estrutura para visitação dela.
A caverna do Índio é semelhante à do Boquete, porém lá você tem uma visão esplêndida da Gruta do Janelão. Ali você consegue ter uma noção do tamanho que é e o quanto você subiu e desceu. Não sei se cansa de ver ou te dá orgulho por ter feito o trajeto. Mas a vista é fantástica.
No interior da caverna do Índio é possível ver na grande pedra, que forma a laje do teto, marcas de fumaça. Fica claro que o homem primitivo utilizava a mesma como forma de refúgio e fazia fogo para se aquecer. É a história antiga amplamente registrada. Também como a caverna do Boquete, ela tem várias formas geológicas, mas é bem diferente. As formações calcárias se parecem com colunas de castelos medievais, às vezes lindas, às vezes assustadoras. As paredes possuem grandes marcas da passagem de água, muita água, o que deixa em evidência que ali já foi mar. É algo marcante imaginar que você está em um lugar que já foi fundo do mar.
As Cavernas do Peruaçu formam um conjunto histórico e geológico de muita importância e, infelizmente, muito desconhecido ainda. Poucas pessoas conhecem. Assim, inclua esse conjunto em seu roteiro de férias. Você não vai se arrepender. Acompanhe em nosso canal no Youtube as belas imagens destas cavernas. Semana que vem vamos desbravar a última delas. Não perca!

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments