O trabalho realizado pelo Centro de Convivência Infantil (CCI) de Mogi Mirim, que atende gratuitamente 217 crianças, de 4 a 15 anos, em contraturno escolar, foi reconhecido pelo Senado da Argentina, que concedeu à entidade o prêmio “Distinção Governador Enrique Tomás Cresto”. A entrega do prêmio aconteceu na sexta-feira, 12, no Senado da República da Argentina, em Buenos Aires, onde estiveram presentes o presidente emérito do CCI, Pauloroberto Silva, e a coordenadora do Centro, Rosimary Roque Munhoz, que receberam a distinção e um troféu.
O reconhecimento internacional é resultado das ações de sustentabilidade que começaram a ser executadas pelo CCI em 2012 em parceria com a Prefeitura de Mogi Mirim. Atualmente, a organização trabalha com compostagem, sistema de self-service para evitar o desperdício de alimentos, microusinas de energia fotovoltaica para gerar 100% de sua energia, horta orgânica e reúso da água da chuva, dentre outras iniciativas.
Em novembro de 2021, o CCI recebeu o Selo Prima-Certificação CCI “Carbono Zero” Consciência Climática, uma certificação ambiental do IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza). A partir disso, a entidade foi mencionada em um mestrado e indicada ao Senado Argentino, saindo de lá com o prêmio em mãos.
Na manhã de terça-feira, 16, Pauloroberto e Rosimary foram recebidos pelo prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), em seu gabinete, na Estação Educação. No encontro, os representantes do CCI falaram da importância e da alegria da organização em trazer um prêmio tão importante para Mogi Mirim.
Prêmio
Oito países da América Latina, China e Reino Unido foram premiados na 19ª edição da “Distinção Governador Enrique Tomás Cresto”. Do Brasil, foram premiadas uma escola estadual de Niterói (RJ) e três universidade federais: duas do Rio de Janeiro e uma de Santa Catarina, além do CCI, único premiado do Estado de São Paulo.
Vale ressaltar que a premiação é concedida a intendentes, prefeitos, legisladores, Organizações Não Governamentais (ONG’s), empresários e instituições de ensino que se distinguem por ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.