quarta-feira, abril 23, 2025
INICIAL☆ Capa EntretenimentoCebe: estudantes fazem aula na rua e na casa do povo

Cebe: estudantes fazem aula na rua e na casa do povo

Na manhã de terça-feira, dia 20, os alunos que compõem a turma 60 do Centro de Educação e Integração Social Benjamin Quintino da Silva (Cebe) tiveram uma aula diferente. Eles foram fazer aulas pelas ruas de Mogi Mirim acompanhados das professoras Natália Valéria, Elaine Navarro e Ludmila Fontoura. Depois, chegaram até a Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo vereador e presidente da casa, Manoel Palomino, e sua assessora Gisele Anselmo, e também tiveram a oportunidade de conversarem com outros vereadores, que passaram pelo local no momento em que os estudantes estavam na Câmara Municipal, como Geraldo Vicente Bertanha, o Gebê, e sua assessora Vivian Cardoso, Tiago Costa e Samuel Cavalcante.
Sair do Cebe para fazer esse trabalho pelas ruas se dá após uma série de trabalhos realizados dentro das disciplinas de Cidadania, Conhecimentos Gerais, Trânsito e Comunicação, por exemplo. Dentro da matéria chamada Cidadania, ministrada por Ludmila, os aspirantes, como são chamados os alunos do Cebe que ainda passam pelo período de formação, estudam sobre os três poderes, incluindo, então, o Legislativo.
Muitos alunos chegam ao Cebe, muitas vezes, com conhecimentos superficiais sobre os fatos que ocorrem na cidade, no país e no mundo. Por isso, acessar sites, ler jornais e revistas também são atividades realizadas na sala de aula e, obviamente, os alunos passam a ter mais contato com as questões inerentes à cidade onde vivem e às decisões políticas que são tomadas. Desta forma, conhecer mais sobre o papel dos vereadores, prefeito e o setor jurídico é de extrema importância e, é nesse ínterim, que as disciplinas e as atividades vão se encaixando.
Além de saberem mais sobre os trabalhos realizados pelos vereadores e adquirirem conhecimento sobre como funciona a Câmara Municipal, os jovens também tiveram uma aula sobre a História de Mogi Mirim enquanto caminhavam pelas ruas da cidade e puderam fotografar pontos indicados pelas professoras. A ideia é realizar, a partir das fotografias da cidade, uma segunda mostra de imagens e abastecer a página do Facebook chamada Mogi Mirim pelo Olhar do Cebe.
Além disso, uma nova atividade, iniciada com esta turma, foi a realização de entrevistas com membros da cidade e com o presidente da Câmara Municipal, Manoel Palomino.
“Conhecemos o vereador e também presidente da câmara Manuel Palomino, que nos recepcionou muito bem e nos explicou o que ele faz no dia a dia na Câmara. Tivemos, também, a oportunidade de fazer várias perguntas e conseguimos entender melhor tudo o que acontece na nossa cidade. Em minha opinião, a população deveria se importar mais ao invés de só cobrar, devíamos ser mais presentes nos acontecimentos de nossa cidade. E minha opinião sobre nossa aula é que foi bem legal conhecer e saber o que realmente um vereador faz, pois, às vezes, cobramos eles de algo que não está no controle deles”, destacou a aspirante Rebeca Lessa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments