
Relatos e fotografias das mais diversas regiões de Mogi Mirim – Norte, Sul, Leste e Oeste, entre rural e urbana – elencadas em um vídeo em homenagem ao aniversário da cidade, comemorado na última sexta-feira, dia 22 de outubro.
Esse foi o trabalho realizado pelos aspirantes das turmas 74, 75, 76 e 77, do Centro de Especialização e Base Educacional (Cebe), para lembrar os 252 anos da cidade, e que recebeu o nome Além do Centro.
O objetivo do projeto foi incentivar os jovens a valorizarem os espaços onde vivem e a conhecerem/reconhecerem as diversas regiões da cidade, homenageando o território como um todo e lembrando que a cidade é composta pelas mais variadas zonas.
Daí o nome: Além do Centro! O motivo é que Além do Centro também tem vida, apesar de sempre a cidade ser lembrada apenas por seus pontos principais quando o assunto é comemorar e realizar postagens e publicações sobre o aniversário da cidade.
Mogi Mirim é o Centro, é a Matriz, o Teatro de Arena, o Zerão, a Avenida 22 de Outubro, os locais mais privilegiados, mas também as periferias. Da para ponte para lá, Mogi Mirim também respira.
O projeto foi realizado pelas instrutoras Ludmila Fontoura e Natália Valéria, de Conhecimentos Gerais e Cidadania e Teatro e Comunicação, respectivamente.
As fotografias exibidas no vídeo, assim como as legendas, foram produzidas pelos jovens a partir de uma orientação especial para o entendimento da perspectiva do projeto. Relatos e mais fotos feitas pelos jovens também foram publicadas durante a semana no Facebook do Cebe, em que você também confere o vídeo. No Youtube, o material também está disponível.
O embasamento de Além de Centro foi realizado com base nas obras Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; Racionais MC’s – Sobrevivendo no Inferno, que inclusive é uma obra que já foi leitura obrigatória em um dos vestibulares mais concorridos do país – Unicamp, e na música do rapper Emicida, Levanta e Anda.
Também foi utilizado como base o site Geledés, com o texto A potência das cidades está na periferia, bem como o artigo de Magali Cabral sobre as periferias da cidade e a o trabalho Sobre a experiência da caminhada: práticas artísticas e errantes na cidade, de Danielle Fonsêca. (Da Redação)
– O Facebook é: www.facebook.com/CEBE.Centro.de.Educacao
– O Youtube é: Cebe Cebe