O Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha (Cedoch) encaminhou ofício à Prefeitura na última semana sugerindo a implementação do Centro Histórico de Mogi Mirim, e sua inclusão no Plano Diretor do município, que passa por revisões antes de ser enviado à Câmara Municipal.
Na prática, a criação de um centro histórico serviria para que não houvesse mais demolições, reformas ou ampliações de prédios, sejam eles públicos ou particulares, que pudessem descaracterizar seus traços históricos e arquitetônicos, sem um parecer prévio do conselho municipal que trata sobre a preservação histórica da cidade.
O Cedoch quer com isso, disciplinar reformas e demolições, já que Mogi Mirim é uma “cidade mais que bicentenária que não dispõe de uma legislação específica que cuide da preservação do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural, notadamente no que tange aos prédios quer públicos ou particulares”, conforme informa o ofício enviado à Prefeitura.
A definição da área aconteceu em reunião entre os integrantes do Cedoch, no dia 5 deste mês, considerando bens públicos localizados na região central. Dentre eles estão: o Teatro de Arena e a antiga Estação de Tratamento de Água, o estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, a Praça Rui Barbosa, a Matriz de São José, a Santa Casa de Misericórdia, a Matriz de São Benedito, o Paço Municipal, a Estação Educação e o Espaço Cidadão, a Praça Lions, o Rio Mogi Mirim, dentre outros.
Além do Centro Histórico, o Cedoch informa que em breve irá sugerir que outros bens públicos fora do perímetro indicado neste momento, localizados não só na zona urbana, mas na rural e no distrito de Martim Francisco, sejam preservados.
A proposta teria partido do próprio prefeito Gustavo Stupp (PDT) ao órgão de documentação histórica, que elaborou o estudo e protocolou junto à Prefeitura. O documento foi encaminhado pelo secretário de Governo, Gerson Rossi Junior, à Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços, que responde pela atualização do plano, que será encaminhado para apreciação dos vereadores em breve.