sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueCelebrações à distância em tempos de pandemia

Celebrações à distância em tempos de pandemia

Na última semana, o governador João Doria (PSDB) anunciou a prorrogação da Fase Emergencial do Plano São Paulo de combate ao novo coronavírus. Com mais restrições na circulação de pessoas, devido à alta no número de casos, internações e com o sistema de saúde estadual à beira de um colapso, novas categorias entraram na lista de vetos, incluindo as celebrações religiosas.

Por aqui, a administração municipal seguiu as diretrizes do Estado e, assim, desde 15 de março, teve início o período de suspensão de missas, cultos e atividades similares. O primeiro prazo se encerrou na terça-feira, 30. Porém, com a extensão, das restrições seguiremos sem tais celebrações, ao menos, até 11 de abril.

Na comunidade católica de Mogi Mirim, algumas paróquias têm usado as redes sociais para comunicar os fiéis sobre a situação. O caso mais emblemático neste período foi o da Matriz de São José, que está em um ano de júbilo pelos 270 anos da criação da paróquia.

Porém, devido à pandemia de Covid-19, o padre Ademir Bernardelli, pároco responsável, comunicou a transferência das festividades pelo padroeiro da cidade para junho de 2021. Assim, no dia 19 de março, não tivemos a tradicional festa pelo padroeiro da cidade.

Agora, a mudança na rotina atinge a Semana Santa, em uma situação já vivenciada em 2020. As paróquias têm então usado as redes sociais como ferramenta de orientação sobre como os fieis devem proceder, além de canal de transmissão das celebrações.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments