No próximo dia 12 de agosto, a sociedade celebrará a memória de nossos papais. A maioria, homens que um dia resolveram abraçar o amor por suas esposas para trazerem filhos a este mundo; outros que, num acidente de percurso, sem o ideal de terem filhos, tornaram-se pais! Penso que ser pai seja o maior desafio que um homem possa ter, afinal, sua vida mudará em função de seu filho ou filha. Mas, será que precisamos de um dia específico para honrarmos nossos papais?
Certamente que em Deus não precisamos de um dia para darmos presentes a nossos pais, pois o Dia dos Pais é memória dentro de nós e, todos os dias, eles ocupam nossos pensamentos e os espaços de nossas almas e corações. São esses homens, os pais, como nos mostra a passagem bíblica acima, a personificação do amor de Deus, a segurança daquele que acolhe e refaz a dignidade perdida; dentro da família, o pai deve ser a imagem de Cristo, como Ele o é dentro da igreja.
Mas, o que fazer quando nossos papais ou mamães são falhos? A Palavra de Deus, que é remédio de salvação e força que transforma vidas, ensina-nos a buscarmos através de oração e de atitudes o poder salvador de Jesus sobre nossos pais; ensina-nos também a olharmos, na passagem bíblica acima, não só para o filho que foi perdoado; mas também para a alegria do coração do pai ao ter seu filho junto de si, novamente. Creio que o maior presente na vida de um pai consciente de sua paternidade, já lhe foi dado desde o dia em que se tornou pai; mas também entendo que a maior honra que um filho ou filha possa dar a seu pai é, sem dúvida, a gratidão pela vida, pelos cuidados recebidos e a gratuidade de amar aquele que, sem o qual, não estaríamos aqui! Que Deus, Pai de todos os Pais, permita que a paternidade seja o estado mais almejado no coração dos homens e que isso traga realização pessoal e felicidade completa. Na próxima edição deste periódico, trarei, nesta coluna, uma oração especial pela memória dos papais. Que o Espírito do Senhor nos guie!
Dom Pedro Paulo Teixeira Roque
Bispo Coadjutor de Jundiaí-SP – Icab.
E-mail: [email protected]
Telefone: 19-9.9996-0607