Luciano Lopes assumiu ontem, de forma definitiva, a presidência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) após o período de 30 dias de férias de Celso Cresta, que não deve mais retornar ao cargo que assumiu em janeiro de 2013. Luciano já trabalhava na autarquia desde o início do ano passado, quando assumiu o cargo comissionado de chefe de gestão operacional.
Ontem, o novo presidente se apresentou aos funcionários e participou de reuniões setorizadas para se inteirar sobre os assuntos do órgão. O POPULAR solicitou entrevista para que Lopes comentasse sobre as suas ações à frente do Saae, mas obteve uma resposta negativa, sob a justificativa de não possuir horário na agenda.
A mudança foi definida na tarde de segunda-feira, no Gabinete do Prefeito. Acumulando a presidência com a Secretaria de Captação, Gestão e Controle, Beatriz Gualda permanecia interinamente no cargo desde o afastamento de Cresta de suas funções, no dia 25 de julho, para tratar de problemas na coluna.
Luciano Lopes é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), o mesmo do prefeito Gustavo Stupp, e disputou a prefeitura de Lindóia, município do Circuito das Águas, em 2012, tendo como um de seus concorrentes, seu próprio pai, José Justino Lopes (PSDB).
Em setembro de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Luciano, após pedido de impugnação da coligação de seu pai, que já era prefeito de Lindóia. Após a decisão, o PDT teve que substituir o candidato majoritário, lançando Pedrinho Tortelli, até então seu vice na chapa. Ao final, outro concorrente, Carlinhos Zambolim (PMDB) foi o vencedor do pleito.