O Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado (Cemmae) “Rachel Ramazzini Mariotoni” é a edificação pública municipal que passa a ser sinalizada como instalação modelo para o PMVA (Programa Município VerdeAzul).
A escolha do Cemaae – edificação pertencente ao poder público municipal – para a implantação da “instalação modelo” se deu em virtude de estar em ampla reforma, e já ter incorporado ao seu projeto os itens estruturais de sustentabilidade ambiental, atendendo às diretrizes estaduais.
Para o PMVA, são necessários, no mínimo, 10 itens sustentáveis para a edificação pública ser considerada modelo.
No Cemaae, diversos itens exigidos são totalmente contemplados: lâmpadas LED e fluorescentes, ventilação natural, caixa acoplada no vaso sanitário, torneiras com arejador, torneiras com temporizador, acessibilidade, reuso de madeira de demolição, pintura clara nos ambientes, áreas permeáveis, coleta seletiva e destinação adequada de resíduos da Construção Civil.
O Programa Município VerdeAzul é um programa do Governo do Estado, do qual Mogi Mirim participa, e tem como interlocutores o Secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio Alves, e as assessoras Tanyra Amaral e Caroline Zaniboni.
Desde o início do ano, a equipe tem atuado em diversas ações voltadas ao PMVA no Município. (Da Redação)