A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio do Cemaae (Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especializado), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde, estará realizando entre os dias 3 e 5 de abril, o evento ‘Mais Informação e Menos Preconceito’, cujo objetivo é abordar as questões que envolvem autistas e discuti-las com a sociedade”.
De acordo com a diretora do Cemaae e responsável pela educação especial da Seduc, Édina Valéria Ferreira de Lima, esse evento é voltado, principalmente, para diretores de escola, professores, coordenadores, secretários municipais, familiares e amigos dos autistas.
Já sobre o tema escolhido, a diretora explica que apesar da inclusão do autista na rede municipal de ensino, ainda há muitas barreiras a serem superadas, inclusive o preconceito. “Por isso é muito importante discutir isso com os educadores, pais e demais autoridades municipais”, argumentou.
Na próxima segunda-feira, 3, a programação prevista é a abertura do evento pelo prefeito Paulo Silva, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Clara Alice Franco de Almeida. Às 8h30, será a vez da terapeuta ocupacional Fernanda Defanti.
Na sequência, será servido um café da manhã aos convidados e às 10h, a psicóloga Sílvia Ferrão ministra uma nova palestra, com tema relacionado ao autismo e educação. Já na terça-feira, 4, às 13h30, mais palestras sobre o tema. A primeira delas será com a nutricionista Taila Cardoso, falando sobre nutrição especial voltada aos autistas.
Em seguida, a professora Tânia Helena Andrade, do Cemaae narra suas experiências no atendimento a crianças autistas. Na quarta-feira, 5 último dia da ‘Semana do Autista’, as crianças do Cemaae vão distribuir panfletos em escolas da rede municipal de ensino, destacando a importância de não haver preconceito em relação aos alunos autistas.
Édina também fez questão de agradecer ao vereador Orivaldo Magalhães, ele próprio, pai de uma criança autista e bastante comprometido com a causa, que solicitou a realização do evento. O pedido do parlamentar foi prontamente atendido pela secretária da Seduc, Ana Perucchi, e sua equipe diretiva.