Vários prédios públicos municipais já contam com a certificação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que garante que o prédio segue as normas de segurança contra incêndio.
Para a obtenção do documento, as instalações das unidades foram vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu e aprovadas por representantes do grupamento em São Paulo.
No município, o trabalho coordenado pela Secretaria de Planejamento teve por objetivo garantir a prevenção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.
A pasta que mais obteve aprovação foi a Secretaria de Educação, totalizando sete unidades de ensino, abrangendo as Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) e Centros Municipais de Educação da Primeira Infância (Cempi), localizadas em todas as regiões de Mogi Mirim.
A mesma aprovação foi estendida ao Centro de Fisioterapia “Doutor Florentino José Miranda”, gerenciado pela Secretaria de Saúde.
Já pela Secretaria de Cultura e Turismo, o AVCB foi garantido pelo Centro Cultural Prof. “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, enquanto a Secretaria de Mobilidade Urbana obteve o certificado para a Rodoviária Municipal.
O prédio que abriga a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) também obteve o documento.
Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros também aprovou mais projetos e aguardam adaptações para a realização de vistorias.
Na relação estão incluídas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Aterrado, Maria Beatriz e Vila Dias.
Para a realização dos serviços, uma comissão técnica foi formada ainda em 2019, quando os responsáveis técnicos ficaram incumbidos pela análise geral dos prédios públicos, com o objetivo de analisar prioridade e emitir parecer relativo a casos que necessitem de soluções mais complexas, bem como apresentar cronogramas físicos e financeiros.
“Foi um serviço complexo, mas positivo e necessário para as instalações públicas, essenciais para a prestação de serviço à população. Continuaremos avançando nessa área”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano, Eduardo Schimdt. (Da Redação)