sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoCentenário de Peres Marques é comemorado em 2015

Centenário de Peres Marques é comemorado em 2015

Na noite de ontem, a Escola Estadual Professor Peres Marques, localizada na Vila Universitária, de Mogi Mirim, realizou uma homenagem ao centenário do Professor Antônio José Peres Marques, que dá nome à escola. Para quem não sabe, o professor foi um dos homens mais importantes da cidade, deixando uma série de benefícios para os mogimirianos, presentes até hoje. Entre alguns dos feitos do professor se destacam a fundação da Guarda Mirim, hoje chamada de Cebe, do grupo escoteiro Peres Marques e da Escola Técnica do Comércio, que foi em Mogi Mirim a primeira escola destinada a formar contadores e a aceitar meninos e meninas. Hoje, no local onde ficava a escola está localizada a Faculdade Santa Lúcia.

FOTO 2

Durante a homenagem, também foi executado o hino da escola Peres Marques, criado neste ano. A letra foi criada pela pesquisadora Rosana Julia Megiatto Bronzatto de Azevedo e a música elaborada pela pianista Regina Peres, filha do professor Antônio José Peres Marques. Durante a execução, participaram ainda da homenagem o ex-aluno de Regina, Carlos Henrique Campos, convidado para a percussão, e os alunos da escola Matheus Carlos, na guitarra, e Tainara Midiano, no vocal. A aluna cantou ao lado de Rosana, que revelou seu lado artista para homenagear o professor.

Além da execução do hino, a escola também recebeu um mural comemorativo, que conta a trajetória do professor. O mural foi produzido por Rosana e agora ficará disposto na escola para que os alunos e a comunidade compreendam mais sobre a história do patrono que se mescla a de cada mogimiriano.

“O meu pai era muito presente, era muito amigo e encaminhou muito bem a gente (ela e os irmãos) com honestidade e caráter para sermos bons cidadãos. Também era muito companheiro da minha mãe. Então, fico muito emocionada em saber que meu pai está sendo homenageado”, disse a filha, Regina.

Apesar de Peres Marques ter feito muito por Mogi Mirim até o momento apenas a escola que leva seu nome realizou homenagem ao centenário do professor. Mas, para ser completa, Rosana sugeriu à diretora da unidade, Áurea Adorno, que divulgue o hino para os estudantes e passe a fazer na escola o jornal O 3 de Dezembro, que foi uma publicação implantada por Peres Marques na Escola Técnica do Comércio. Rosana até se dispôs a coordenador o projeto na escola e propôs também que a filha do patrono, Regina Peres, monte um coral com os estudantes. Por isso, é possível que a história do patrono tenha ainda outros capítulos.

A escola Peres Marques

Não foi Peres Marques quem fundou a escola existente na Vila Universitária e que recebe seu nome. No entanto, por conta de diversos feitos do mogimiriano, o vereador da cidade chamado Albino Bino Peres de Barros fez tratativas junto ao deputado, na época, Tonico Barros, capazes de homenagear o professor. Foi então, no ano de 1985, que a escola recebeu o nome de Peres Marques.

Confira trecho do hino da Escola Peres Marques

Letra: Rosana J. M. Bronzatto de Azevedo

Música: M. Regina Peres

“Do alto, Peres Marques, o sábio Patrono,

majestoso escoteiro, professor e escritor,

com luz e alegria, das quais é dono,

inspirando professores a agir com zelo e amor.

Peres Marques nos conduz ao verde vale do saber”

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments