É dentro de uma sala no Paço Municipal, próxima ao gabinete do prefeito Gustavo Stupp (PDT) que oito monitores, de 42 polegadas cada, captam e transmitem 24 horas por dia imagens em alta definição de câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade. A estrutura, moderna e sofisticada, faz parte da nova central de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública, ativa há cerca de dois meses, mas que ainda não foi inaugurada oficialmente pela Prefeitura.
Nesta semana a reportagem teve acesso ao local e pode constatar os avanços significativos dentro da central. Montada há cerca de quatro anos, ela foi reformulada, ganhou nova sala, piso elevado, móveis, aparelhos e toda a estrutura necessária. Os monitores compõem o vídeo wall, formando uma grande tela para acompanhamento das imagens geradas.
São quatro câmeras speed dome, de tecnologia moderna, operada por um controle de posicionamento do aparelho por mesa controladora, instaladas em locais de grande fluxo de pessoas e veículos. Os locais escolhidos foram a Rua Dr. José Alves, Praça Rui Barbosa, em frente da Drogaria Familiar, na esquina das Ruas Ulhôa Cintra e Conde de Parnaíba, e em outra esquina entre as Ruas Padre Roque e Padre José, na altura da antiga sede do Colégio Coc.
Foram instaladas ainda câmeras em entradas e saídas da cidade, estas fixas, operadas pelo sistema pantilti 360°. Duas escolas municipais, a Prefeito Adib Chaib, no Jardim Planalto e a Alfredo Bérgamo, o Caic, no Jardim Europa, também já contam com câmeras. Os aparelhos são alimentados por cabo de rede, que geram imagens de alta resolução, em pontos estratégicos das instituições.
Função
As imagens captadas pelas câmeras colaboram com o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. Dois funcionários, um guarda e outro ligado à empresa Safety Tecnologia de Segurança Ltda, de São Paulo, podem identificar características de suspeitos, flagrantes de roubos e qualquer outro tipo de ação. Em caso de perigo, as informações são passadas via rádio às autoridades.
Chama a atenção à qualidade e precisão das imagens, capazes de conseguir aproximar o rosto de uma pessoa e até a placa de um veículo. Nos próximos meses as câmeras devem auxiliar na fiscalização do trânsito. O projeto da instalação das câmeras prevê ainda, outros 36 aparelhos fixos e mais quatro speed dome, em postos de saúde e creches, além de outros dez novos em escolas municipais.