Uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) em parceria com a Polícia Civil desmontou uma central de TV clandestina em Mogi Guaçu, na manhã da última quarta-feira, no bairro Parque dos Eucaliptos I, zona Sul da cidade. As investigações tiveram início há aproximadamente dois meses, quando operadoras de TV a cabo rastrearam sinais clandestinos. Walmir Costa, de 43 anos, foi preso por contrabando, associação criminosa e transmissão ilegal de TV.
Na operação foram apreendidos R$14 mil, seis antenas e aparelhos decodificadores. O Promotor do Gaeco, Amauri Silveira Filho, informou que os dados eram enviados para um servidor canadense, e depois distribuídos para várias cidades brasileiras.
Entenda o esquema
O indiciado Waldir comprava os cartões de várias operadoras oficiais, decodificava os sinais e os retransmitia em aparelhos retransmissores, oferecidos por ele. Cabos e antenas eram comprados em São Paulo e no Paraguai e revendidos aos interessados no valor médio de R$ 800. Com o material, o consumidor tinha acesso a 172 canais, sem custo de mensalidade.