terça-feira, novembro 19, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Centro Comunitário da Vila Dias, o Cecom, completa 43 anos de história

Centro Comunitário da Vila Dias, o Cecom, completa 43 anos de história

No dia 29 de dezembro, o Centro Comunitário da Vila Dias, o Cecom, que é uma das entidades mais antigas de Mogi Mirim, faz aniversário e comemora 43 anos de sua fundação. O Cecom é uma entidade social de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e que também atua em defesa dos direitos sociais e da cidadania. O Centro Comunitário nasceu do desejo que um grupo de senhores tinha de auxiliar a comunidade e também buscar melhorias para a região, além de promover atividades de lazer. No entanto, com o passar do tempo foi tomando novo corpo e auxiliando de forma diferente no suporte que oferece para as famílias do bairro.

Atualmente, no local são realizados diversos projetos, como o Preservando Vidas, que atua com crianças e adolescentes, promovendo atividades de inclusão social e fortalecimento de vínculos, especialmente o familiar.

Há também o Quality Vida, que atende famílias vulneráveis, com foco em melhorar a qualidade de vida do grupo em âmbito geral, levando informações sobre saúde, educação e direitos.

Descobrindo Oportunidades é outro projeto do Cecom, que dá a oportunidade de homens e mulheres das mais variadas idades de se inserirem no mercado de trabalho, o que ocorre em parceria com um buffet da cidade, além da atuação dos indivíduos em barracas de comes e bebes que o Cecom instala em eventos do município, por exemplo.

Além disso, também há o incentivo do artesanato no Centro Comunitário que, posteriormente, acaba desencadeando em uma feira promovida com a participação das mulheres, preferencialmente, da zona Leste, mas também aberta para as demais. Neste caso, cabe recordar que a última feira realizada pelo grupo ocorreu neste mês. Fora a feira, o Cecom ainda conta com eventos comunitários.

Para sobreviver, o Cecom conta com a participação de seus associados e doações. Além disso, também precisa de voluntários, especialmente para ministrar o curso de informática, de cabelereiro e manicure, na promoção de artes e artesanato e ainda na organização do acervo de livros que a entidade possui. O espaço também é alugado para eventos, como casamentos, festas e reuniões. O objetivo é arrecadar verba e apoio para que o Centro, de mais de quatro décadas, continue a existir e dar suporte para a população.

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments