O final de 2018 foi especial para uma entidade localizada na zona Leste, pois no dia 29 de dezembro, o Centro Comunitário da Vila Dias, o Cecom, fez aniversário e comemorou 43 anos de sua fundação. O Cecom é uma entidade social de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e que também atua em defesa dos direitos sociais e da cidadania. O Centro Comunitário, que atualmente é presidido pelo senhor Victor Júnior e coordenado por Conceição Brisa, nasceu do desejo que um grupo de senhores tinha de auxiliar a comunidade e também buscar melhorias para a região, além de promover atividades de lazer. No início, o Cecom não ficava onde atualmente tem sua sede, à Rua Chile, n° 220, na Vila Dias, pois as reuniões eram realizadas na residência de uma pessoa do grupo fundador. Com o tempo é que a sede surgiu e a presidência, por muitos anos, do senhor José Maria de Souza. Mas, tudo começou com uma salinha ao fundo do terreno no qual o Cecom está hoje e, só depois, que o espaço foi ganhando maior corpo. Assim, a entidade passou a atuar de forma diferente no suporte para as pessoas do bairro.
Atualmente, o Cecom é composto por diversos projetos, como o Preservando Vidas, que atua com crianças e adolescentes, promovendo atividades de inclusão social e fortalecimento de vínculos, especialmente o familiar. Hoje, não há atividades para as crianças no local, mas o fortalecimento de vínculos ocorre aos finais de semana, quando as famílias se deslocam ao espaço para participar das atividades de lazer. Assim, os parentes acabam se integrando no espaço. Além disso, conforme explicou Conceição, a assistente social do local também faz visitas periódicas para as famílias. Para este ano, a intenção é ter um planejamento diferenciado para a melhoria das atividades.
Há também o Quality Vida, que atende famílias vulneráveis, com foco em melhorar a qualidade de vida do grupo em âmbito geral, levando informações sobre saúde, educação e direitos. Além disso proporciona a colaboração com alimentos e roupas, organizando a comunidade para arrecadação de acordo com a necessidade das pessoas. “Em 2018, nosso foco maior foi o trabalho com gestantes, que foram orientadas desde o Pré-Natal, com informações inclusive financeiras, do dia a dia, e até organização de eventos junto da comunidade para levantar verbas para compra de medicamento que não é fornecido nos postinhos. Um grande parceiro do Quality Vida é o Banco de Alimentos da cidade”, informou a coordenadora.
Descobrindo Oportunidades é outro projeto do Cecom, que dá a oportunidade a homens e mulheres das mais variadas idades, inclusive egressos do sistema prisional, de se inserirem no mercado de trabalho, o que ocorre em parceria com um buffet da cidade, o Flavio’s Buffet, além da atuação dos indivíduos em barracas de comes e bebes que o Cecom instala em eventos do município, por exemplo.
Além disso, existe ainda o incentivo ao artesanato no Centro Comunitário que, posteriormente, acaba desencadeando em feiras promovidas com a participação das mulheres, preferencialmente, da zona Leste, mas também abertas para as demais. Neste caso, cabe recordar que a última feira realizada pelo grupo ocorreu neste mês e a próxima, possivelmente, será em fevereiro. Fora a feira, o Cecom ainda conta com outros eventos comunitários. Muitas mulheres, que já aprenderam técnicas no local, hoje realizam seus produtos na residência, o que propicia renda para a família e proximidade com os membros da casa.
O ano de 2018 se foi e terminou com um projeto de Natal, no qual a comunidade participou auxiliando na adoção de cartinhas para a comunidade local. Agora, virão os próximos passos da entidade para este ano que se inicia!
Você pode ajudar em 2019!
Para sobreviver, o Cecom conta com a participação de seus associados e doações, além de vendas de pizzas, rifas, shows de prêmios, etc. Além disso, também precisa de voluntários, especialmente para ministrar o curso de informática, de cabeleireiro e manicure, na promoção de artes e artesanato e ainda na organização do acervo de livros que a entidade possui. O espaço também é alugado para eventos, como casamentos, festas e reuniões. O objetivo é arrecadar verba e apoio para que o Centro, de mais de quatro décadas, continue a existir e dar suporte para a população.
Palavra de quem respira o Cecom há três décadas
Morador da zona Leste, Victor Júnior, de 73 anos, hoje atua como presidente da entidade, mas faz aproximadamente 30 anos que vive em parceria com o Cecom. Ele contou para O POPULAR que já ajudou em muitas atividades, inclusive nos mutirões que visavam a construção da parte da frente do Cecom. Além disso, disse que, no passado, o local realizava desde festa junina, até novena de Natal, quermesses e, inclusive, curso de corte e costura. Em suas boas lembranças também entram os bingos realizados, em que ele auxiliava na lanchonete e onde eram feitos os tradicionais cachorros-quentes para o bairro.
Crédito das fotos: Ludmila Fontoura e Divulgação