Com a proposta de promover aprendizado adequado às diferentes deficiências, a Prefeitura Municipal inaugura, na próxima terça-feira, o CEMAAE (Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especializado).
O CEMAAE iniciou as atividades em julho do ano passado, de forma gradativa, e atualmente atende cerca de 80 alunos com deficiência auditiva, visual, intelectual e física, e 12 jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os projetos envolvem as Secretarias de Educação, Saúde e de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
O local oferece turmas de educação especial e atividades complementares que têm a sustentabilidade como base. Uma das propostas é o jardim sensorial, que envolve os alunos no plantio de flores, folhagens, ervas medicinais e temperos. A proposta é estimular a multisensorialidade e a interação dos portadores de necessidades especiais com a natureza. Também foram estruturados uma horta e um pomar de frutas.
Todos os projetos serão apresentados ao público na solenidade de inauguração, que acontece às 19h30. O CEMAAE fica na Rua Pedro Simoso, no bairro Saúde.
Ao longo da semana, será realizado um ciclo de palestras que têm a educação especial como tema. Na quarta-feira, dia 20, os temas serão “A educação pela ótica holística” e “Práticas ambientais que educam”, a serem conduzidos pelo advogado, mediador e conciliador, Luiz Eduardo Coltro, e pelo filósofo, empresário e ambientalista, Ulisses Giraldi, respectivamente.
No dia 21, o médico clínico geral da Unicamp, Dr. Jamiro da Silva Wanderley, fala sobre relacionamento pessoal e, no dia 22, o doutor em Neurociência, Dr. José Meciano Filho, debate o tema “Neurociências na Educação”. As palestras acontecem às 19h30.