sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALCidadeCerimônia nesta quarta-feira lembra Revolução de 1932

Cerimônia nesta quarta-feira lembra Revolução de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 mais uma vez será lembrada em Mogi Mirim. Em homenagem aos combatentes da também chamada Guerra Paulista e as suas conquistas, o Rotary Club promove a 47ª solenidade cívica de 9 de julho, na manhã de hoje, a partir das 9h, à Praça 9 de Julho, popularmente conhecida como Praça do Half, próxima ao Auto Posto do Ary.

É no local que está localizado o mausoléu do Soldado Constitucionalista e estão sepultados soldados que participaram da revolução, caso de José Guedes, Antonio Pedro de Melo, Benedito Faria Miranda, João Alves, Maximiano Bispo dos Santos, Nelson de Souza, João Baptista Mendes D’Almeida, João Izidoro e Norival Lacerda. Além deles, Francisco Ferreira Alves e Ernesto Firmino, sepultados em São Paulo, também são homenageados.

A cerimônia deve contar com a presença de autoridades municipais, representantes de escolas, atiradores do Tiro de Guerra, grupo de escoteiros e ainda da Banda Lyra Mogimiriana, que ao longo do evento irá apresentar um repertório em alusão à época da Revolução de 1932. A cerimônia terá como oradora a advogada Liney Quintino da Silva.

Afonso Zambrana, que em maio completou 100 anos, e único soldado sobrevivente em Mogi Mirim, também é aguardado pelo Rotary Club na manhã de hoje. “É uma data um tanto quanto esquecida e de muita importância para todo o país. O Rotary sabe desta importância, e por isso continuamos fazendo esta cerimônia”, destacou Antonio Carlos Fernandes, representante do Rotary.

A data

A Revolução Constitucionalista de 1932, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, cujo objetivo era a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.. Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados possuíam durante a vigência da Constituição de 1891.

Foi a primeira revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil. O 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments