Exatamente às 18h20 desta quarta-feira (20) o Governo do Estado de São Paulo entregou as 1.320 doses previstas da Coronavac a Mogi Mirim. O material chegou sob escolta de um carro do Choque da Polícia Militar.
Embalada em uma caixa de isopor lacrada com temperatura de 3 graus negativos, as doses da esperança de dias melhores foi entregue à secretária de Saúde, Clara Carvalho, na entrada do CEM (Centro de Especialidades Médicas), onde ficará armazenada.
E a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já será aplicada nesta quinta-feira (21), às 9h30, em uma enfermeira que trabalha no combate à pandemia na Santa Casa de Misericórdia. O POPULAR registrará este momento.
Clara disse à imprensa que não há previsão para uma nova remessa, que pode acontecer na semana que vem. Mas garantiu que o Governo do Estado já tem em estoque 1,5 milhão de doses para aplicação em todos os profissionais de saúde que tomarem a primeira dose.
São necessárias duas doses com intervalo de 21 dias entre elas para a imunização contra a doença.
Mogi Mirim tem 3.050 trabalhadores da saúde identificados no município e como não há doses para todos, vão ser imunizados aqueles profissionais que estão na linha de frente contra a Covid que trabalham na Santa Casa, no 22 de Outubro, na UPA 24Horas e no Ambulatório de Síndromes Gripais.
Depois os demais profissionais de saúde da rede pública e da rede privada, como farmácias, consultórios médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros.
Ao todo, Mogi Mirim vai receber até dia 22 de março 40 mil doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan para imunização, em duas doses, de profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos.
Esse público, que totaliza 20 mil pessoas, é o que compõe o principal grupo de risco da doença, segundo a própria Secretaria de Saúde.