Já falamos bastante por aqui que, nos últimos anos, devido à pandemia de covid-19, o Carnaval ficou em segundo plano não apenas em Mogi Mirim, como em todo o planeta. Agora, com a população imunizada e o novo coronavírus, ao menos aparentemente, controlado, a folia é inevitável.
Entre as atrações deste ano está uma proposta que mistura novidade e tradição. Retomada por volta de maio de 2022, a Fanfarra Amigos de Mogi Mirim (FAM) não só consolidou sua proposta de resgatar a cultura do samba, como viu seu braço carnavalesco voltar com tudo e ter uma agenda vigorosa na edição deste ano.
A ideia que nasceu de Nelson Theodoro Jr. e Fernando Lino recebeu o apoio da diretoria e integrantes e iniciou ensaios em janeiro sob a batuta do experiente instrutor Beto Rahal, integrante da FAM e antigo sambista da Unidos do Tucura.
Alguns antigos ritmistas foram convidados para participar dos ensaios e ensinar os integrantes a tocar esses instrumentos. “Apesar de estar só começando, a Sambafam já está com 28 elementos e conta com o apoio da Cortag, para a compra de instrumentos específicos de escola de samba, como tamborim, repique, chocalho, peles de manutenção, entre outros”, contou Theodoro Jr.
Assim, chegam ao Carnaval com a agenda cheia. Na quarta-feira, 15, se apresentaram na feira noturna em uma espécie de “jogo-treino”. A partir de hoje, é pra valer, com o Bloco Fam, que vai sair do Boteco Don Gengibre, na Rua Dr. João Teodoro, seguindo até o Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’.
No sábado de Carnaval, tocarão no Tucura Folia, que acontece das 14h às 18h, na Quadra do Estádio Distrital Angelo Rottoli (Tucurão). Já no domingo, 19, integram a programação oficial que a Prefeitura programou (leia mais abaixo), com apresentação às 16h30.
Prefeitura
Em Mogi Mirim, a programação oficial dos festejos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo conta com a Praça Jornalista Valter Abrucez (Praça 250 Anos) como palco principal.
Neste sábado, 18, a partir das 10h, tem o Cortejo dos Artistas com a bateria da escola de samba Guaçu Verde e Rosa. O percurso começa na Praça Rui Barbosa e termina na Praça Valter Abrucez, onde a folia continua. Depois, às 19h, tem baile com banda ao vivo e a corte do Carnaval até as 22h.
No domingo, 19, a festa retorna à praça com o Domingo no Samba – Especial de Carnaval, com a apresentação do grupo ‘Entre Amigos’, a Corte do Carnaval em destaque e apresentação da Escola de Samba da Fanfarra dos Amigos (Sambafam). As atrações serão das 13h às 19h.
Na segunda-feira, 20, com banda ao vivo, haverá baile de Carnaval na Praça 250 Anos a partir das 19h até as 22h. Pra fechar, no mesmo local, começando às 16h, acontece a versão matinê do baile de Carnaval, com apresentações carnavalescas, desfile e concurso de fantasias com premiação em dinheiro. A programação deve rolar até as 20h.
CRÉDITO DA FOTO: Paula G Theodoro