A partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto, Mogi Mirim será o centro das atenções do circo social enquanto ferramenta de inclusão e de acolhimento. É que o município foi escolhido para receber o II Festival de Circo Social Nossa América, um evento promovido pelo ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente), Rede Circo do Mundo Brasil e Ministério do Turismo.
Com apoio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por meio da FEF (Faculdade de Educação Física) e Grupo de Pesquisa em Circo (Circus), o festival será realizado até o dia 6 de agosto, e terá uma programação diversificada e gratuita de cultura circense, contemplando espetáculos, eventos formativos e oficinas artísticas.
O festival trará a Mogi Mirim instituições que integram a Rede Circo do Mundo Brasil, como o ICA, e que são referências pelo país na temática do circo social, como a Associação Londrinense do Circo, de Londrina (PR); Circo Alegria, de Toledo (PR); Circo Laheto, de Goiânia (GO); CircoLo Social, de Búzios (RJ); Escola Pernambucana de Circo, de Recife (PE); e Instituto Pombas Urbanas, de Tiradentes (SP).
A programação mobilizará mais de 630 alunos, como os 520 do ICA e os 115 que virão com as demais instituições envolvidas, nas mais diversas atrações que acontecerão por diversas localidades de Mogi Mirim, como a própria sede da entidade mogimiriana, escolas, Centro Cultural “Dr. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, Espaço Cidadão, Praça 250 Anos e Praça Rui Barbosa.
Haverá ainda a participação da Trupe Circense Flip Fabrique, de Quebec (Canadá), com exibição online do espetáculo Blizzar e, em seguida, um bate-papo ao vivo com a brasileira Camila Comim, ex-ginasta olímpica e membro fundadora da Flip. As duas atrações acontecem na quarta-feira, 3, das 14h30 às 16h00, na sede do ICA.
A abertura oficial acontece na segunda-feira, às 13h, no ICA. Depois, uma programação variada, ao longo dos seis dias de festival, com a essência do circo social como processo de transformação de inclusão e de acolhimento. No roteiro, debates sobre temas relacionados ao tema central do festival e oficinais de formação circense.
Os participantes também promoverão intervenções urbanas, como a carreata no primeiro dia como chamamento para o festival, e a palhaceata, uma ação alusiva a uma passeata com uma troupe circense, que sairá da sede do ICA rumo ao Espaço Cidadão, remetendo a vivências saudosistas do circo. O encerramento, no dia 6 de agosto, será um convite a um mergulho à cultura circense, com apresentações em palco aberto na Praça 250 anos.
Para as atrações dentro da sede do ICA, bem como as apresentações em escolas e praças públicas, será necessária a retirada antecipada de ingressos até uma hora antes dos eventos. Confira a programação completa do II Festival de Circo Social Nossa América, acessando http://redecircodomundo.org.br/festival/.