Erika Rodrigues e Marcos Leandro
A coluna de hoje é escrita direto de onde estamos. 3 na estrada está nas cidades históricas de Minas Gerais, mais precisamente as que fazem parte do ciclo do ouro.
São João Del Rei é uma delas. O ciclo do ouro está intimamente ligado à religiosidade, não exatamente pela crença, mas pela opulência e exuberância de seus templos.
E São João não foge à regra. São cinco grandes igrejas: Igreja do Rosário, do Carmo, do Pilar, das Mercês e de São Francisco. Vale a visita em todas, pois cada uma foi construída em um período e fica claro a ascensão e queda do ciclo do ouro.
As igrejas são os principais atrativos de São João Del Rei, mas não os únicos.
Para quem curte história é um prato cheio. São museus, centro cultural, solares de personalidades políticas da época. Nossa sugestão é que faça todos os passeios. Diríamos que as imperdíveis são: Igreja Nossa Senhora do Pilar, pela ostentação de seu altar em ouro, com mais de 240 kg na decoração; a segunda a de São Francisco de Assis, pela beleza da arquitetura.
Uma grande vantagem de São João é que as atrações são bem próximas uma da outra, o que facilita os deslocamentos, a maioria delas no centro histórico, e, dependendo do hotel que você se hospedar é possível fazer todas elas a pé mesmo, o que é mais interessante. As construções ao redor das atrações são um convite a mergulhar no passado, sim é legal, ficar um tempo apreciando a arquitetura. E lá não tem as íngremes ladeiras de Ouro Preto.
Hospedagem em São João achamos um pouco cara para os padrões dos hotéis, talvez em razão de ser a porta de entrada das cidades históricas. Neste quesito é melhor pesquisar bem e já ter reservas antes de ir. Na hora, o preço de balcão é mais alto e corre o risco de não ter acomodação. Também se come muito bem em São João, são muitas opções de preços bem variados, mas a maioria, diríamos, de padrões normais.
São João Del Rei é uma cidade bonita, o centro bem cuidado, os templos nem tanto. Cobra-se acesso em todos, então uma dica para visitar de graça é durante as missas, que são alternadas em horários de uma para outra igreja. São João também é conhecida como a cidade que os sinos falam.
E é verdade. A sinfonia de badaladas dos sinos é um show à parte e imperdível. Talvez não muito para quem gosta de ficar um pouco mais na cama! Vale a visita? Sim vale muito, principalmente se você é apreciador de arte sacra ou história. Aqui você estará no paraíso.
Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada