Por volta de 1702, foi encontrado ouro nas encostas da Serra de São José, onde hoje é a cidade de Tiradentes. Assim, ela foi a primeira de todo este ciclo que durou praticamente 100 anos.
Por ser pioneira guarda muitos acontecimentos, e muita riqueza cultural, sendo hoje um dos top 10 de destinos turísticos em Minas Gerais. Não é para menos.
O principal atrativo turístico da cidade é sem dúvidas a Matriz de Santo Antônio.
Construída no início dos anos 1700, a Matriz está localizada em um dos pontos mais altos da cidade para que pudesse ser vista por todos. É uma construção estilo Barroco Rococó com influência de Aleijadinho. Segundo consta, a Matriz de Santo Antônio é a segunda do Brasil em volume de ouro em seu interior. São 482 kg de ostentação absoluta. Em seu interior também está presente um órgão construído em Portugal entre 1785 e 1788. Lindo.
A arquitetura de todo o centro da cidade continua inalterada, o que nos leva a uma volta à história do Brasil colônia, já que Tiradentes foi berço da Inconfidência Mineira.
Um passeio que não deve ficar de fora desta visita é o trecho feito em Maria Fumaça que vai de Tiradentes a São João Del Rei, com um visual maravilhoso.
Passeios de aventura também cabem em cidade histórica. Em Tiradentes, uma boa quantidade de cachoeiras, trilhas de trekking e caminhadas darão um toque de adrenalina em sua viagem. A cidade possui uma ótima estrutura de hospedagem e com preços bons. Uma dica é: se for visitar São João Del Rei, hospede-se em Tiradentes, é perto e os preços são melhores.
Tiradentes é uma cidade pequena, pouco mais de 8000 habitantes, mas tem um calendário repleto de eventos, então fazer reservas antes é bem indicado. Quando estivemos lá, estava ocorrendo o 25º Bike Fest, um dos maiores encontros de motos do Brasil. Cidade lotada.
Imperdível também é o Largo do Sol, onde está a estátua de Tiradentes. Embora haja controvérsias, dizem que foi neste largo que os primeiros movimentos de independência surgiram, inclusive o famoso “uai” que os mineiros tanto utilizam.
Segundo nos relataram UAI é a sigla de União, Amor e Independência, que na verdade tratava-se de um código para reconhecer os inconfidentes e despistar a guarda colonial. Criativo.
Fazer uma viagem a Tiradentes é voltar ao passado, mas com os pés no presente. É poder estar em uma igreja de quase 300 anos e em seguida encarar uma Bike Fest. Conheça Tiradentes, você vai amar.