Cinco bandas estão classificadas para a próxima etapa do Festival Ecomogi, que será realizada no mês de setembro. Tanto Herói Canalha, Cargo Metal Jumbo, MetalMad, Bônus Track e Rockstrada são os nomes das bandas que, depois de apresentarem seus sons próprios, foram escolhidas pelos jurados por serem as melhores do concurso até o momento. Agora, o Festival Ecomogi dá uma pausa nas apresentações, mas retorna em agosto, quando dez bandas subirão ao palco do Teatro de Arena para mais uma etapa. Os melhores grupos de cada fase seguem para a final, que acontece em outubro. Os vencedores receberão prêmio em dinheiro.
“Eu achei muito bacana o intuito do festival. Mostrando os sons autorais, o bacana é que conseguimos mudar a cabeça das pessoas. Também achei muito bom o valor da premiação. Esse valor dá uma boa ajuda para as bandas produzirem seus CDs, que é uma grande dificuldade para as bandas que fazem sons autorais”, disse o baterista da banda Cargo Mega Jumbo, Gabriel Andrade Tagliaferro, já classificada para a semifinal. Tagliaferro também integra a banda La Máfia, que participará do concurso no próximo mês.
“Eu achei muito boa a ideia do festival, o envolvimento, a pegada sustentável, o lugar. A gente vai para participar, vai com intenção de mostrar o trabalho e mesmo lá a repercussão já foi boa, tivemos um retorno muito bom do público”, disse Rafael Pompeu, que é vocalista da banda Rockstrada, também classificada no evento, e que já venceu diversos festivais na região.
“Achei as apresentações excelentes, melhor que no ano passado. Achei as bandas desse ano mais profissionais. Espero que continue nesse nível na próxima etapa”, disse o organizador do evento, realizado em parceria com a Prefeitura, João Antônio de Fonseca.
Já na visão de um dos três jurados George Wilson Bianchi, que trabalha com música há mais de trinta anos, neste ano as apresentações não estavam tão equilibradas quanto no ano passado, por isso as decisões não foram tão difíceis de serem tomadas. “Tivemos apresentações não tão felizes e outras que surpreenderam. O que aconteceu é que no ano passado estava mais nivelado, não que as bandas eram piores. Mas as que venceram esta etapa estão alguns degraus acima”, ressaltou ele que já atuou nas bandas Orion e Santa Philomena e hoje é vocalista da General Cluster, de Mogi Guaçu.
Dicas
O jurado George Wilson Bianchi deixou algumas dicas para as bandas participantes das próximas etapas. As orientações se baseiam em tudo o que foi observado na primeira etapa:
– Estar com o instrumento afinado e não organizar no palco;
– Não atrasar na hora de se posicionar; em menos de dez minutos a banda deve começar a tocar.
Segundo o jurado, muitas bandas perderam pontos em demasia por conta dos erros destacados.