A cineasta May Taherzadeh, diretora do curta-metragem Mercy’s Blessing (Uma escolha), esteve na Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente, o ICA, na segunda-feira, para exibir seu filme e também dialogar com a comunidade sobre diversos assuntos, que se expandiram a partir da exibição do vídeo. A obra já foi exibida em cerca de 40 países e premiado em 12 festivais de cinema, como França, Alemanha, Índia e Estados Unidos, por exemplo. O curta-metragem Mercys’s Blessing foi gravado em Malawi, país da África, e mostra a realidade de uma comunidade africana, numa relação familiar, em que escolhas são apresentadas e decisões precisam ser tomadas.
Participaram da apresentação diversos alunos das escolas da cidade, assim como representantes das unidades escolares e pessoas interessadas no tema. Primeiramente, foi exibido o filme e, posteriormente, foi aberto o diálogo, em que as pessoas puderam conversar com May e fazer seus questionamentos.
A evasão escolar foi um dos temas abordados após a exibição do filme, pois na obra era abordada a questão do abandono da escola. Mas também foi possível trabalhar o diálogo na questão da maternidade na adolescência e até do machismo, pois na obra mostrava uma adolescente grávida que precisou deixar a escola por conta da gravidez e que, até certo momento, se tornou uma vergonha para a família, que tentava reconduzir a jovem para um casamento, mesmo que fosse arranjado.
May comentou que os diversos temas não foram pensados antes do filme ser exibido. A questão da evasão escolar, por exemplo, foi um dos assuntos que surgiram após a exibição do filme nos variados locais. Ampliar as discussões a partir do filme e de outras obras cinematográficas é essencial, como explicou a cineasta. (Ludmila Fontoura).