Anualmente, a Pantone (empresa que apresenta um sistema de cores precisas que podem ser seguidas na hora de uma impressão) apresenta as cores do ano com base em estudos de tendências.
Para 2021, a aposta é, na verdade, duas: o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating.
“Essa combinação de nuances mostra que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar. Para Feng Shui – técnica chinesa de harmonização dos espaços – a união dos opostos, como sombra e luz, é uma energia equilibrada, necessária nos ambientes”, explica Arlete Oliveira, docente de Design de Interiores do Senac Mogi Guaçu e consultora de Feng Shui.
Além das cores do ano, a tendência na área de decoração em 2021 segue as formas orgânicas.
A docente dá exemplo: os sofás curvos (que retornam da época do Art Deco) para um bom bate-papo, materiais acolhedores, o conceito aberto para as áreas de convívio, plantas dentro de casa, os objetos com história e personalidade, móveis retráteis e dobráveis, customizados, reaproveitados, que contribuem na circulação, na funcionalidade e na sustentabilidade.
Arlete pontua que o estilo de 2021 se traduz em rústico e moderno, um espaço contemporâneo, aliando o tecnológico com o aconchego da natureza e a preocupação com o meio ambiente.
“Este estilo traz cores como marrons amadeirados ou que sejam suaves e neutras, com pinceladas de tons energizantes e, nas texturas, seguem a linha natural e orgânica, como algodão, linho, pedras e plantas.”
Outro ponto destacado pela docente é que, em razão da pandemia, a conexão do homem com a natureza se tornou mais do que nunca evidente, pois precisávamos da sensação de aconchego, segurança e conforto. Sendo que a relação com o espaço, os elementos da natureza e os conceitos de interiores sustentáveis apareceram com mais força, proporcionando equilíbrio e bem-estar aos ambientes.
“Conseguimos enxergar a casa como uma extensão de nós, de nossas necessidades e de novos usos. A casa deixou de ser uma estrutura rígida; ganhou movimento, trabalho, estudo, tecnologia, local de autoconhecimento, encontros e reencontros, de união”, disse.
Para 2021, seguindo o movimento que começou no ano passado a orientação, segundo Arlete, é que os ambientes devem eliminar o supérfluo, deixando apenas o necessário para aquela atividade ou para aquele espaço, abrigando o que realmente se gosta, com o uso de cores tranquilas, materiais suaves ao tato.
“Tenha em casa coisas que são úteis e funcionais, que tragam boas energias e transformem o lar em seu porto seguro.”
A docente separou algumas dicas para quem deseja dar uma renovada na decoração da casa, sem apertar o orçamento. Confira:
– Capas novas de almofadas. “Não precisa ser só de uma cor ou só uma estampa, crie composições”;
– Use cores que já estão presentes ou que combinem com as do ambiente. “Se desejar, pode incluir toques de cinza e amarelo, as cores do ano”;
– Detalhes em paredes como desenhos, adesivos, pintura com stencil, papel de parede fazem a diferença;
– Vasos de cerâmica. “Podem ser coloridos, decorados ou pintados por você mesmo. Quanto às plantas, elas trazem a energia e a conexão com a natureza, além de ajudarem na composição do ambiente”;
– As cortinas podem ser customizadas, tingidas ou bordadas. “Às vezes, o tecido utilizado, está bom e só falta aquele algo mais”;
– Peças artesanais estão em alta. “Invista no uso de macramê, tricô, crochê para almofadas, pufes, painéis, cabeceiras de cama, colchas, mantas, cachepôs, traduzindo carinho e deixando os ambientes mais personalizados e aconchegantes”.
Para quem tem interesse em se aprofundar mais na área de design, artes e arquitetura, o Senac Mogi Guaçu está com inscrições abertas para os cursos: Técnico em Design de Interiores; Desenho Universal – acessibilidade para uma arquitetura inclusiva; Decoração de Ambientes; Cores para Ambientes; e Confeccionista de Patchwork. (Da Redação)
Para mais informações acesse o portal: www.sp.senac.br/mogiguacu.
Serviço:
Senac Mogi Guaçu
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista – Mogi Guaçu/SP
Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu