Luz, câmera, ação. A magia do cinema invadiu a rotina dos alunos da Escola Estadual Professor Ernani Calbucci, em Mogi Mirim, durante o mês de agosto. Entre os dias 14 e 16, adolescentes de 13 a 16 anos tiveram a oportunidade de produzir curtas-metragens com técnicas e equipamentos profissionais, durante a realização da Oficina de Introdução Básica de Cinema, do projeto Circuito das Artes.
Realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social, com patrocínio da Tenneco, a ação teve como objetivo oferecer aos alunos da rede pública as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordem, de forma lúdica, temas como: sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável.
Na primeira etapa, o projeto Circuito das Artes incluiu a realização de três dias de oficinas. Divididos em grupos de no máximo 5 alunos, os adolescentes tiveram contato com os principais conceitos do mundo do cinema como: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. Além disso, puderam imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros.
Ainda nas oficinas, sob a supervisão e instrução dos oficineiros, os alunos coletaram depoimentos e fizeram captação de imagens, seguindo o roteiro escrito previamente. O último dia de oficina foi dedicado à edição dos curtas, com a inserção de trilha e legendas.
“Nossa meta é promover o acesso à cultura. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social. Por isso, queremos proporcionar aos nossos adolescentes e jovens a oportunidade de se expressarem de forma artística. Esperamos que, dessa forma, eles também possam alcançar outras pessoas com importantes mensagens de conscientização e reflexão. Estamos certos de que este é um caminho para formar cidadãos conscientes para o futuro”, afirma a presidente do Instituto Eco Ambiental e Social, Patrícia Henrique. Em Mogi Mirim, as oficinas foram realizadas das 7h às 11h.
Cultura para todos
No dia 22 de outubro, o Teatro de Arena será palco da segunda etapa do projeto na cidade: um dia repleto de atrações culturais e muita diversão para todas as idades. O Circuito das Artes terá sessões de cinema, interações teatrais, apresentações de dança e música, atividades circenses, brinquedos infláveis para a criançada, pintura facial e muita pipoca e algodão doce. A programação, que é totalmente gratuita, acontece das 8h às 18h.
Circuito das Artes
O Circuito das Artes é um projeto itinerante que tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do mundo das artes, promover acesso à cultura e conscientizar sobre temas de grande importância para o futuro, como a preservação dos recursos naturais, sustentabilidade, entre outros.
O Circuito das Artes é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) pelo Instituto Eco Ambiental e Social, com patrocínio da Tenneco. A ação conta com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS)
O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br.
Sobre a Tenneco
A Tenneco é um dos principais designers, fabricantes e comerciantes de produtos automotivos, a nível mundial, para clientes de equipamentos originais e pós-venda, através dos nossos quatro grupos de negócios, DRiV, Performance Solutions, Clean Air e Powertrain. A Tenneco ainda vem impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo soluções tecnológicas para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves, caminhões comerciais, off-road, industriais, de automobilismo e mercado de reposição.