Depois de ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Citroën C4 Lounge com motor turbo bicombustível foi lançado oficialmente na semana passada. Primeiro modelo da marca francesa a contar com essa motorização no Brasil, o C4 THP Flex será vendido em duas configurações – Tendance e Exclusive – com preços entre R$ 78.790 e R$ 85.490, respectivamente. Além do novo motor, a linha 2015 do sedã médio Citroën passa a oferecer controle de estabilidade e tração em ambas as versões.
Com injeção direta e abastecido com etanol, o motor turbo Flex desenvolve 173 cavalos de potência – 8 cavalos a mais que a gasolina. Além disso, vem acoplado ao novo câmbio automático de seis marchas, que segundo a fabricante francesa, ajuda a economizar 7,5% mais combustível que o câmbio anterior.
Desenvolvimento
Desenvolvido pelo Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina e França, o novo turbo Flex levou 36 meses para ser finalizado e será usado também no Peugeot 2008 – com lançamento previsto para o 1º semestre de 2015. “No desenvolvimento do THP Flex, partimos do princípio de que o motor já oferecia altos valores de potência e torque. Desta forma, buscamos um compromisso ideal entre potência e economia de combustível”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo projeto.
Entre as alterações necessárias para a transformação do motor THP em Flex, estão o remapeamento da central de gerenciamento eletrônico do motor. A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores elásticos que ofereçam boas retomadas de velocidade.
Potência
Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta ao modo de utilização do motor, otimizando desempenho e consumo. O resultado é uma potência de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 240 Nm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. De acordo com dados divulgados pela Citroën, a velocidade máxima alcançada pelo C4 THP Flex é de 214 km/h; com etanol mno tanque, o carro leva 8,9 segundos para atingir a marca de 100 km/h.
O C4 THP Flex também conta com uma nova caixa de câmbio, denominada AT6 III, de última geração. Mais compacta e com menor peso, ela proporciona trocas suaves e rápidas. Já a caixa de câmbio sequencial AT6 III traz novo conversor de torque, aperfeiçoado para proporcionar maior economia de combustível.
Equipamentos
Entre os itens de série do novo C4 Lounge THP Flex, a versão intermediária Tendance traz ar-condicionado digital bi-zone, central multimídia com GPS, faróis com acendimento automático e rodas de 17 polegadas. Já a topo de linha Exclusive (R$ 85.490) adiciona teto solar, seis air bags, retrovisores rebatíveis eletricamente, sistema “keyless”, botão start-stop para partida do motor, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro.
O sistema start-stop – que liga e desliga o carro temporariamente em pequenas paradas, como semáforos – é item exclusivo da versão topo de linha.
Dimensões
Com dimensões generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), o Citroen C4 faz justiça ao sobrenome Lounge, que significa sala de estar espaçosa e confortável. Além de ter a distância entre eixos mais longa do segmento (2,71 m), todos os bancos do sedã são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. Os ocupantes contam com vários porta-objetos, aumentando a comodidade.
O porta-malas também é amplo e versátil, com capacidade para 450 litros. “Estes fatores explicam o índice de fidelização que temos obtido em nossa base de clientes, no patamar de 40%”, comemora Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.
No tocante à segurança, o Citroën C4 Lounge vem equipado com freios ABS, com o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultracompleto. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. Controles de estabilidade também de série, como o ESP e o ASR (antipatinagem), asseguram máximo desempenho. A segurança passiva é também de melhor nível com seis airbags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.