Presente no Clube Mogiano como atração de evento da Caravana Sesc Verão 2015, na terça-feira, o ex-atleta Claudinei Quirino, medalhista olímpico, mostrou alinhamento com as ideias do secretário de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Mogi Mirim, Dirceu Paulino, no que se refere a condenar o panorama dos últimos anos dos Jogos Regionais. Mogi estuda não participar dos Jogos, que serão realizados entre 1 e 7 de julho.
Em entrevista a O POPULAR, Claudinei criticou o pagamento a atletas feito por algumas cidades, principal ponto reclamado por Dirceu. Claudinei considera que os Jogos deveriam ser utilizados para revelar talentos. “Se a gente tem um monte de atleta bom, já famoso, consagrado, competindo contra essa molecada que começa a partir dos 15 anos, não vamos revelar ninguém”, observou.
O ex-atleta entende que a repetição dos mesmos participantes consagrados ainda inibe o surgimento de outros nomes. “Não vai aparecer gente se ficar a vida inteira sempre a mesma pessoa, eu vou até desmotivar você. Você começa hoje treinando, eu vou lá e ganho de você. No outro ano, você sabe que estou ali e quando não tem um atleta do nível, eu vou lá e contrato outro. Não dá para ter uma revelação”, resumiu.
Na visão de Claudinei, ao atingir determinado patamar, o atleta não deveria mais poder competir nos Regionais. “Deixa pros iniciantes. Eu sei que toda cidade quer ganhar. Eu nasci nessa cidade, quero ganhar, mas você já chegou a um patamar, já é um atleta nível internacional, essa prova não é pra você, é só fazer isso”, defende.
Para o ex-atleta, é preciso haver uma união maior das cidades para garantir que os Jogos Regionais sejam mais equilibrados. Nessa linha, a Associação Desportiva Regional, da qual Mogi Mirim faz parte, estudava um protesto conjunto entre as cidades, que podem não participar dos Regionais caso não sejam mudadas as regras.
Fracasso
O evento realizado no Clube Mogiano acabou surpreendendo pelo baixo interesse despertado, com apenas cerca de 30 presentes, a maioria formada por jogadoras de vôlei do Recanto. A corredora Aline Navarro estava presente. Claudinei conversou com os participantes, com uma palestra, e promoveu uma vivência de atletismo, com atividades no Ginásio Antonio Bonel Guerreiro.
Claudinei foi medalhista olímpico de prata na prova dos 4 x 100 metros nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, e recordista sul-americano nos 200 metros rasos. Hoje, promove palestras e comanda o Projeto Talento Olímpico, com crianças e adolescentes em Presidente Prudente.
A Caravana Sesc Verão foi viabilizada em parceria entre o Sesc-Campinas, Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovam), Clube Mogiano e Secretaria de Esportes de Mogi Mirim.