O técnico Claudinho Batista pretende iniciar os trabalhos para o Paulistão com a manutenção da base titular que garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Dos titulares absolutos, apenas o centroavante Nando saiu, chegando Magrão, que estava no CRB-AL, para seu lugar.
Porém, em virtude de questões físicas, na prática pode acontecer algo diferente. “A formação que tenho em mente é manter”, observou o treinador.
Dos nomes que chegaram, a maioria já conhece bem o clube. Voltaram de empréstimo o goleiro Daniel e o lateral-direito Edson Ratinho, que disputou o Paulistão de 2014 pelo Sapo.
Ainda retornaram Magrão, que estava no Mogi no Estadual do ano passado, e o atacante Geovane, ex-CRB. As novas caras são o volante Hygor, ex-Joinville, e o meia Élvis, ex-Salgueiro.
A disputa por posição entre os goleiros Mauro e Daniel, além do jovem André, é considerada uma dor de cabeça saudável por Claudinho, assim como a lateral direita.
Claudinho estuda manter Valdir na lateral e improvisar Edson Ratinho mais à frente, como Aílton Silva já fez no ano passado. Ratinho pode ser volante no meio ou jogar aberto pela direita. Mas o treinador pode inverter e improvisar Valdir, além de variar as peças durante o jogo, tendo uma dupla perigosa pela direita. “Tudo depende de eu ter uma conversa acentuada com os dois, não gosto de fazer o atleta se sentir obrigado a exercer uma função”, explicou.
A improvisação seria justificada para manter a titularidade de Valdir, um dos destaques do time especialmente pelas assistências. “Pretendo ser útil em qualquer lugar, se for para jogar de lateral, no meio ou aberto”, garantiu Ratinho.
A primeira semana de trabalho contou com os testes físicos para avaliação dos jogadores em retorno de férias. Porém, já foram realizados trabalhos físicos com bola. Para a próxima semana já devem ser enfatizados treinos táticos visando a estreia contra o XV de Piracicaba, no dia 1º de fevereiro, no Estádio Barão de Serra Negra.
Dois jogos-treinos já estão programados. No dia 21, o Mogi pega o Guarani, em Campinas. No dia 24, recebe o Santo André.