Basta olhar atentamente para compreender os reais significados de tudo que está ao seu redor. Nada é por acaso e quem é observador e gosta de ler atentamente o jornal, pôde observar que alguns detalhes foram alterados em O POPULAR neste ano, sendo a maior parte neste caderno, chamado Click. A capa do caderno, por exemplo, está diferente, assim como algumas colunas chegaram para engrandecer ainda mais o conteúdo ofertado. Na capa desta semana, a cor predominante é a roxa que, de acordo com especialistas na área de marketing, publicidade e design, trata de sabedoria, criatividade, espiritualidade, etc. Mas, nas edições dos dias 4 e 11, foram utilizadas as cores laranja e verde água. Sendo assim, e o porquê de mudar as cores?


De acordo com Nelson Theodoro Júnior, proprietário da agência de gestão de marcas Theodoro Júnior, localizada em Mogi Mirim, as cores têm mais importância do que imaginamos. “A cor nunca foi tão utilizada como neste século, cada uso é rigorosamente estudado, seja um cartaz, uma vitrine, uma produção de vídeo, um post na rede social, tudo leva em consideração seu contraste e sua harmonia quando colocada junto de outras cores. Cada vez mais pesquisas são feitas para identificar os efeitos em nossa vida e hoje já se sabe que cada frequência de cor tem a capacidade de ativar uma área específica”, explicou.
Alexandre Bernardi, da Bernardi Design, de Mogi Mirim, também tratou sobre mudanças e combinações de cores em empresas e suas identidades e produtos, o que dialoga com a proposta do caderno Click deste ano. “Hoje, vivemos num mundo muito mais flexível em muitos âmbitos e o apelo visual nunca foi tão forte. Então, as identidades visuais acompanharam essa flexibilização e, não é só permitido, como quase imperativo que empresas usem e abusem de cores, para chamar mais atenção, se renovar e se manterem modernas, sem jamais perder a sua identidade. Vejamos o exemplo da Coca-Cola, já pudemos ver embalagens verdes, pretas, amarelas e até azuis, cor da sua principal concorrente, a Pepsi. Portanto, alterar cores da identidade, de forma pensada, é algo muito natural, saudável e importante para se manter em evidência, ainda mais num caderno que trata de cultura, em que falar sobre cores, texturas e diferenças é algo tão comum”, frisou.
Significado das cores
De acordo com o Guia de Cores divulgado no site Marketing Moderno (www.marketingmoderno.com.br), as cores possuem diversos significados e, aprofundando ainda mais, é possível agregar outros resultados, mas que seguem, geralmente, a mesma vertente. Outro site que trata sobre o significado das cores e pode ser consultado é o Chief OF Design (www.chiefofdesign.com.br/psicologia-das-cores). Veja alguns significados e que serão trabalhadas no Click deste ano:
Laranja: Coragem, sucesso, alegria, diversão, etc.
Verde: Saúde, crescimento, tranquilidade, segurança, frescor, etc.
Azul: Confiança, paz, força.
Vermelho: Poder, energia, sensação de urgência, paixão e até promove o estímulo do apetite.
Rosa: Romance, amor, suavidade, delicadeza, doçura.
Roxo: Imaginação, sabedoria, criatividade, bem-estar, espiritualidade.
Amarelo: Otimismo, clareza, riqueza, calor, promove ainda o sentimento de alerta.
Cinza: Neutralidade, sabedoria, maturidade.
Preto: Mistério, formalidade, elegância, objetividade, etc.
Pode ter variações ao longo do tempo e local!
Conforme explica Nelson Theodoro Júnior, as cores podem ter diferentes significados para outras localidades e também dependendo do tempo vivenciado. “Vermelho. A cor das paixões. E desde os primeiros tempos, foi considerada uma cor alegre e juvenil, sendo a mais importante entre os povos. Foi considerada a cor de Dionísio para os pagãos e é a cor do Amor Divino para os Cristãos, e a cor de Marte, o Deus da guerra. No Japão, é a cor da sinceridade e da felicidade e, hoje, no Brasil, é identificado como uma cor ideológica. Os portugueses pintavam os tetos de vermelho para proteger quem mora debaixo dele. Os povos da terra foram se apropriando das cores e criando significados ao longo do tempo e da cultura de cada povo”.